casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Sinais e sintomas de intoxicação alimentar de carne ruim

Para algumas pessoas, não há nada melhor do que comer um bife suculento e gordo ou uma costela de porco. Mas os comedores de carne devem estar atentos quanto à qualidade de seus alimentos e sua preparação, pois há uma chance de que possam estar contaminados com bactérias. Isso pode levar a um caso de intoxicação alimentar, uma forma de doença que causa estragos em seu sistema digestivo.

Causas de intoxicação alimentar

Bactérias, vírus e outras substâncias podem manchar a carne e causar intoxicação alimentar em qualquer pessoa quem consome. Mais comumente, o problema é uma forma de bactéria, como salmonela, Clostridium perfringens ou E. coli. As bactérias geralmente são encontradas na carne crua, mas a intoxicação alimentar geralmente pode ser evitada se você evitar que o número de bactérias cresça através da cocção e evite a contaminação da carne pela disseminação acidental de bactérias. Os sintomas mais comuns de intoxicação alimentar induzida por carne ruim incluem cólicas estomacais, náuseas, diarréia e vômitos. Outros sintomas incluem calafrios, dor de cabeça, febre e sangue nas fezes. Os sinais específicos podem variar, dependendo da causa específica da contaminação da carne. Por exemplo, comer carne contaminada com E. coli pode causar um caso de diarréia em que há muito sangue, mas não há muita fezes. Comer carne com botulismo pode resultar em problemas para falar ou engolir. Também pode desencadear um caso de paralisia que se espalha por todo o corpo, afetando sua capacidade de respirar e potencialmente causando insuficiência respiratória. Outros sinais de envenenamento por carne podem incluir dores no corpo e problemas de visão, como a visão dupla ou a sensibilidade à luz. Os sintomas podem surgir de 30 minutos a quatro semanas após a ingestão de carne contaminada, mas geralmente aparecem dentro de 12 a 72 horas.

Normalmente, uma pessoa com intoxicação alimentar não precisa de cuidados médicos, mas existem exceções. Você deve procurar atendimento médico imediato se tiver sintomas graves, incluindo vômitos que durem mais de 12 horas ou problemas respiratórios. Um profissional de saúde pode prescrever medicamentos, como antibióticos, ou extrair as toxinas do estômago, se necessário. Para casos mais leves de intoxicação alimentar, incluindo casos causados ​​por carne ruim, uma parte crucial do tratamento é manter-se hidratado. Beba água e outras bebidas para ajudar a eliminar toxinas e para substituir fluidos e eletrólitos perdidos. Você também pode tomar medicamentos que são especificamente formulados para aliviar o desconforto da diarréia e uma dor de estômago.