casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Boldo e Luteína

A luteína é um tipo de carotenóide, um pigmento que ocorre naturalmente em frutas e legumes. Vaccinium myrtillus, conhecido como mirtilo, é uma planta frutífera intimamente relacionada com blueberries. Vários suplementos naturais combinam estas duas substâncias para a saúde dos olhos. Alguns estudos apóiam esse uso, de acordo com o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan, ou UMHS, embora a pesquisa com humanos seja limitada. Consulte um profissional de saúde qualificado antes de iniciar qualquer terapia com ervas. Os usos medicinais tradicionais de Bilberry incluem o tratamento de vários distúrbios oculares, incluindo fadiga ocular, dificuldade de visão noturna e miopia, medicamente conhecida como miopia. Vários estudos com humanos indicam que o mirtilo pode melhorar a visão e prevenir a retinopatia diabética, de acordo com o Centro de Câncer Memorial Sloan-Kettering, ou MSKCC. Pesquisas preliminares também indicam que o mirtilo pode prevenir a catarata e pode ajudar a tratar casos leves de retinopatia devido a diabetes ou pressão alta, e casos leves de degeneração macular, de acordo com o UMHS. Boldo também pode diminuir o risco de desenvolver glaucoma.

Luteína

A luteína se acumula na lente do olho e retina, e as pessoas que comem mais alimentos contendo luteína parecem ter um menor risco de degeneração macular. A UMHS cita um estudo no qual adultos com os mais altos níveis dietéticos de luteína tiveram um risco quase 60% menor de degeneração macular do que adultos com o menor consumo dessa substância. O UMHS observa uma ligação similar entre luteína e diminuição do risco de catarata. Para obter luteína dos alimentos, coma vegetais e frutas, incluindo repolho, feijão verde, couve, alho-poró, ervilha, alface, espinafre, abóbora, manga, laranja, mamão e pêssego. Gema de ovo também é uma boa fonte de luteína, de acordo com o UMHS.

Propriedades benéficas

Certas propriedades de mirtilo e luteína representam sua atividade benéfica. A luteína tem propriedades antioxidantes, eliminando os resíduos nocivos chamados radicais livres. Pode proteger a retina de danos oxidativos que possam resultar desses radicais livres. O mirtilo contém antocianinas que possuem efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e protetores nos vasos sanguíneos. Este conteúdo de antocianina parece tornar bilberry útil contra a degeneração macular, glaucoma e catarata, de acordo com o MSKCC.

Suplementos

Tome suplementos de luteína com alimentos contendo gordura para melhorar a absorção, aconselha o UMHS. O extrato herbal de mirtilo está disponível na forma líquida e em cápsulas ou comprimidos, e deve ser padronizado para 25 por cento de antocianidinas ou antocianósidos. Alguns produtos combinam os dois para melhores efeitos. Suplementos também estão disponíveis, incluindo mirtilo, luteína e carotenidazeaxantina, que também está ligada à redução do risco de catarata e degeneração macular.

Efeitos colaterais

Nenhum efeito negativo dos suplementos de luteína foi relatado, de acordo com a UMHS. Os suplementos de mirtilo são geralmente seguros em doses recomendadas, porque a maioria das pessoas pode comer mirtilo como alimento sem problemas, como observado pelo MedlinePlus. Doses elevadas podem levar a um risco aumentado de hemorragia ou perturbação do estômago. Comer a fruta fresca pode ter um efeito laxante.