casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais são os diferentes tipos de sonogramas?

Um sonograma é uma imagem dos órgãos dentro do corpo humano. É também chamado de ultra-som, e a imagem é criada por uma máquina que usa ondas ultrassônicas ou de alta frequência. Não usa radiação. Quando a máquina envia as ondas sonoras, elas saltam das estruturas internas do corpo e são coletadas por um computador, o que cria a imagem. Existem vários tipos diferentes de sonogramas.

Ecocardiograma

Um ecocardiograma é um ultra-som do coração. É uma parte fundamental da avaliação do coração, pois mostra sua função e estrutura, diz Anthony DeMaria, MD, em "Hurst's Heart". Em um ecocardiograma transtorácico, ou um ETT, o instrumento que envia as ondas sonoras é colocado nas costelas. É colocado dentro do esôfago em um ETE ou ecocardiograma transesofágico. O ultra-som pode detectar anormalidades nas válvulas do coração ou no músculo cardíaco. Ele também pode ver o quão bem o coração está bombeando o sangue.

ultra-som abdominal

Este ultra-som mostra imagens dos órgãos dentro do abdômen, incluindo o baço, fígado, rins, vesícula biliar e pâncreas. Os médicos preferem este estudo de imagem para crianças e para mulheres que podem ter filhos porque, ao contrário de um raio X abdominal, ele não usa radiação, explica Frederick Makrauer, MD, em “Current Diagnosis & Tratamento: Gastroenterologia, Hepatologia, & Endoscopia ”. Esse tipo de ultrassonografia avalia cálculos biliares, cálculos renais, pancreatite, apendicite, câncer de fígado e aneurismas da aorta abdominal. A pancreatite é a inflamação do pâncreas, enquanto a apendicite é a inflamação do apêndice. Um aneurisma é uma protuberância resultante da fraqueza na parede arterial.

Ultrassom Duplex

Este tipo de sonograma mostra o fluxo sanguíneo em uma artéria principal ou veia do pescoço, abdômen, braços e pernas. Ele verifica a direção do fluxo sanguíneo e mostra se há alguma obstrução ao fluxo normal de sangue. Um médico pode solicitar este estudo para ver se uma pessoa tem trombose venosa profunda, ou TVP. Nesse distúrbio, as pessoas têm um coágulo de sangue em uma veia grande na perna ou na pélvis. O coágulo de sangue pode viajar por todo o corpo, causando sérios problemas. A ultrassonografia duplex também é usada para detectar qualquer aterosclerose nas pernas ou artérias carótidas que suprem o cérebro.

Sonogram obstétrico

A sonografia é uma das principais conquistas no cuidado de um feto e sua mãe, observa F Gary Cunningham, MD, em “Williams Obstetrics”. Os médicos usaram ultrassonografias obstétricas durante décadas sem qualquer risco fetal, e agora é uma parte indispensável do pré-natal. O sonograma verifica o crescimento do feto, a idade, quaisquer anormalidades no feto ou na placenta, a presença de múltiplos fetos e a quantidade de líquido amniótico que envolve e protege o feto. Pode até ver o movimento do coração quando o embrião tem apenas 5 mm de comprimento.