casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O que é o exame de sangue de CMP?

O exame de sangue abrangente do painel metabólico (CMP) é um grupo de 14 exames de sangue que avaliam a função do órgão. Os médicos geralmente pedem o exame de sangue CMP como parte de um exame físico anual, ou seu médico pode solicitar o exame para investigar uma queixa ou sintoma existente. O CMP rastreia a disfunção de órgãos medindo glicose, cálcio, pré-albumina, albumina, eletrólitos (sódio, CO2, potássio e cloreto), nitrogênio ureico no sangue (BUN), creatinina, fosfatase alcalina (ALP), alanina amino transferase (ALT) , aspartato amino transferase (AST) e bilirrubina. Embora a interpretação dos 14 exames de sangue na CMP seja complicada e exija treinamento médico, uma breve descrição dos testes é apresentada aqui.

Eletrólitos

Eletrólitos, incluindo sódio, potássio, dióxido de carbono e cloro, regulam o seu equilíbrio de sal e água do corpo e equilíbrio ácido-base. Os eletrólitos também estão envolvidos com ritmo cardíaco, contração muscular e condução nervosa. Podem ocorrer problemas quando o nível de qualquer eletrólito se torna muito alto ou muito baixo. Desidratação, doenças cardíacas, doenças renais, vômitos, desidratação e alguns medicamentos podem alterar o equilíbrio eletrolítico.

Função renal

Os níveis de uréia e creatinina ajudam a determinar o quanto seus rins filtram resíduos do sangue e níveis altos de uréia e creatinina apontam para doença renal. A diminuição do fluxo sanguíneo para os rins causa uma alta taxa de creatinina-BUN, que ocorre com insuficiência cardíaca congestiva, aumento de proteínas, desidratação e sangramento gastrointestinal. Desnutrição e diminuição dos níveis de ureia, causados pela função anormal do fígado, estão associados com uma baixa taxa de creatinina-BUN.

Função hepática

ALF, ALP e AST são enzimas hepáticas, e bilirrubina é um subproduto do sangue vermelho. hemólise celular no fígado. Níveis anormais de ALT, ALP, AST e bilirrubina indicam dano ou doença no fígado. Níveis muito altos de ALT ou AST indicam hepatite aguda, e um nível muito alto de ALP indica bloqueio do ducto biliar, câncer de fígado ou câncer ósseo. A bilirrubina alta está associada à icterícia, hemólise, obstrução do ducto biliar, cirrose e hepatite aguda. Combinações desses testes de função hepática podem identificar a doença específica presente.

Níveis de Proteína

Baixa albumina e pré-albumina estão associadas com doença renal, doença hepática, desnutrição, perda de proteína gastrintestinal, diarréia, febre, infecção , queimaduras, trauma, obesidade, edema e hipocalcemia. Como a pré-albumina muda mais rapidamente, o nível de pré-albumina é mais útil do que o nível de albumina na detecção de mudanças rápidas no estado nutricional.

Glicose

A glicose é a principal fonte de energia do corpo e alta glicose Os níveis estão associados principalmente ao diabetes. Por outro lado, baixos níveis de glicose no sangue indicam hipoglicemia. A glicose no sangue também pode ser alta devido a doenças do fígado, estresse, esteróides e pancreatite. Doença hepática, hipotireoidismo ou alcoolismo pode levar a baixa glicose no sangue.

Cálcio

O cálcio é o mineral mais abundante do corpo, e é importante para a contração muscular, impulsos nervosos, coagulação sanguínea e ação hormonal. Um nível anormal de cálcio pode indicar distúrbios no pâncreas, nos rins ou nos ossos.

, , ] ]