casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Alergias e Glóbulos Brancos

As células brancas do sangue fazem parte do sistema imunológico do corpo, que mantém os humanos a salvo de patógenos, como vírus e bactérias que podem causar infecção. Infelizmente, às vezes o sistema imunológico fica confuso e trata substâncias inofensivas - incluindo pólen e poeira - como invasores. Quando isso acontece, o resultado é uma alergia, completa com espirros, coceira e olhos lacrimejantes.

Significância O significado de uma alergia é simplesmente que é uma reação exagerada do sistema imunológico do corpo a substâncias inofensivas . Existem muitos tipos de glóbulos brancos que trabalham juntos no corpo para produzir um sistema imunológico coerente, observa o Dr. Lauralee Sherwood em seu livro "Human Physiology". Um tipo de célula branca, chamada de linfócito B, produz anticorpos que se ligam ao pólen e a outros alérgenos e desencadeiam reações. Outro tipo de célula branca envolvida em alergias é chamado de mastócito.

Função

Anticorpos produzidos por linfócitos B servem propósitos importantes no corpo. Eles se ligam a vírus e bactérias, agrupando os invasores em pacotes facilmente removidos e marcando-os para destruição. Sem anticorpos, um subconjunto de células brancas chamadas células-T assassinas não saberiam a diferença entre os invasores e os tecidos do corpo. Os mastócitos também servem a propósitos valiosos, observa o Dr. Gary Thibodeau em seu livro Anatomia e Fisiologia. Eles linha as membranas mucosas do nariz, boca e olhos, e proteger esses pontos de entrada de invasão.

Considerações

Em um artigo de 2006 na revista científica "Métodos em Biologia Molecular", os pesquisadores observam que o O papel dos mastócitos nos processos alérgicos é relativamente novo. Como, precisamente, as células se tornam confusas quanto ao que constitui um patógeno real e o que é inofensivo não é bem compreendido neste momento. O que está claro, no entanto, é que algumas substâncias inofensivas - como o pólen de ervas - confundem os glóbulos brancos em grande parte da população. Alguns indivíduos, no entanto, não são afetados pelas mesmas substâncias que causam alergias em muitos outros.

Os mastócitos produzem sintomas de alergia porque quando os alérgenos se ligam a anticorpos nas superfícies dos mastócitos, as células liberam grandes quantidades de um irritante químico chamado histamina. A histamina aumenta o fluxo sanguíneo para a área - ostensivamente para trazer células brancas para combater a infecção - o que causa inchaço. A histamina também causa liberação de líquido, levando a coriza e olhos, observa o Dr. Sherwood. Como o muco se acumula nas passagens nasais, pode irritar a garganta, levando à dor.

Expert Insight

No artigo "Methods in Molecular Biology", os autores observam que os mastócitos e as células brancas a confusão que leva a alergias pode ser o resultado de exposição insuficiente a patógenos verdadeiros em uma idade precoce. As alergias parecem ser mais comuns em nações altamente industrializadas que usam mais sabonetes antibacterianos e mantêm as superfícies mais limpas. Pesquisadores suspeitam que, ao não expor crianças e seu sistema imunológico a uma variedade de patógenos verdadeiros, as nações industrializadas podem criar alergias indiretamente.