casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Sinais de alta ansiedade

Os sintomas de ansiedade podem afetar o bem-estar mental, emocional e físico de uma pessoa. Quando os níveis de ansiedade atingem um ponto alto, a vida social, o trabalho ou a vida da escola e os relacionamentos podem começar a sofrer. Abaixo estão alguns sinais comuns de altos níveis de ansiedade. Se você estiver enfrentando algum destes sintomas, procure um profissional de saúde mental qualificado para avaliação, diagnóstico e tratamento adequados.

Sintomas Cognitivos e Emocionais

Pessoas que sofrem de altos níveis de ansiedade podem experimentar medo e preocupação excessivos acompanhada de crenças de que não são capazes de lidar com as situações que temem. Pessoas altamente ansiosas geralmente sentem que não têm controle sobre situações temidas. Eles podem ruminar - ou pensar obsessivamente - sobre seus medos, assumindo que o pior vai acontecer. Eles também tendem a se preocupar muito com o que os outros pensam sobre eles e podem ficar sobrecarregados com a idéia de que as pessoas estão olhando para eles o tempo todo ou que algo terrível vai acontecer.

Algumas pessoas podem estar com medo de um objeto específico ou situação - por exemplo, alturas ou falar em público - enquanto outros podem mais geralmente temer situações sociais ou apenas estar em público. Esses tipos de medos são acompanhados de comportamento de evitação, com a pessoa tendo tanto medo de ficar dentro de casa ou sair de seu caminho para evitar situações que tenham medo de enfrentar. Isso pode fazer com que a pessoa altamente ansiosa se sinta solitária, envergonhada, isolada e deprimida.

Correr pensamentos pode levar a pessoa altamente ansiosa a sentir-se “louca”. Eles também podem ter problemas com a memória. > Sintomas Fisiológicos

Um estudo publicado em 2002 no Scandinavian Journal of Gastroenterology relata que existe uma ligação significativa entre ansiedade e sintomas gastrointestinais. Especificamente, pessoas altamente ansiosas podem apresentar sintomas como náuseas, azia, diarréia e constipação.

Embora a ansiedade não seja necessariamente uma causa de pressão alta crônica, altos níveis de ansiedade podem causar picos de pressão arterial. Aqueles que sofrem de sentimentos de pânico podem experimentar elevações agudas na pressão arterial associadas a aumento da freqüência cardíaca, hiperventilação, transpiração excessiva, tontura, dor ou aperto no peito e náusea. Outros sintomas fisiológicos de alta ansiedade incluem tensão muscular, dores ou tremores e fadiga crônica.

Abuso de Substâncias

Algumas pessoas que são altamente ansiosas podem se engajar em comportamentos que não são saudáveis ​​para tentar relaxar e reduzir sua ansiedade, abusar de álcool, nicotina, maconha e outras drogas. Comer demais é outra forma de automedicação usada para reduzir a ansiedade. Quando usado cronicamente, no entanto, essas substâncias não reduzem a ansiedade e podem causar ansiedade. Se você ou alguém que você conhece está abusando de substâncias, pode ser um sinal de alta ansiedade - ou uma causa disso - por isso é importante procurar ajuda profissional para aliviar seus sintomas.