casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Qual é o objetivo da Respiração labial franzida?

Respiração labial franca, ou exalação de PLB através de lábios apertados e apertados - é uma resposta instintiva de algumas pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica, comumente chamada DPOC, simplesmente porque torna a respiração mais fácil. Médicos e terapeutas respiratórios ensinam a técnica a seus pacientes para aliviar a falta de ar e tornar o exercício mais tolerável.

Abertura de vias aéreas

Você exala fazendo seus pulmões menores para empurrar o ar para fora. Mas isso reduz as passagens de ar dentro dos pulmões. Na DPOC, as suas vias aéreas estão sempre parcialmente obstruídas, de modo que cada expiração piora a dificuldade de mover o ar, tornando-o muito mais difícil do que inalar. Isso também prolonga a expiração e retarda a próxima respiração completa.

O objetivo do PLB é criar pressão de retorno nas vias aéreas para imobilizá-las. O ar em movimento, em seguida, leva menos trabalho.

Melhorar a mecânica do pulmão. A respiração labiada melhora a mecânica da respiração para pacientes com DPOC. De acordo com um relatório de 2007 no "Journal of Cardiopulmonary Rehabilitation & Prevention", o estreitamento das vias respiratórias na DPOC aprisiona progressivamente mais ar dentro dos pulmões ao longo de muitos anos. Isso eleva as costelas em direção à inalação máxima, mantendo os ombros altos e o diafragma voltado para baixo. Respirações profundas tornam-se quase impossíveis, e a respiração se torna exaustiva.

Um dos objetivos do PLB é melhorar a expiração. Isso alivia um pouco a tensão nos músculos peitorais excessivamente esticados e algum trabalho de respiração, e retorna a relação inalação-exalação para um nível normal de 1: 2. No final da exalação normal, algum ar viciado sempre fica dentro de seus pulmões. Mas na DPOC esse volume residual de ar viciado é ainda maior que o normal. Cada sopro de ar fresco é diluído neste reservatório de ar usado. Quanto maior esse reservatório, menos ineficiente é a troca de ar.

Como o PLB amplia as vias aéreas, você pode exalar mais ar viciado a cada respiração e inalar mais ar novo e fresco. Respiração labial amaciada aumenta a eficiência da troca de ar e aumenta a tolerância ao exercício.

Inglés Español Alemania português logo articles banner Respiração labial com efeito inalatório O ar inalado fornece oxigênio para os pulmões para a transferência em seu sangue. Ao mesmo tempo, o dióxido de carbono deixa o sangue e entra nos pulmões para ser exalado. O grande reservatório de ar retido na DPOC acumula dióxido de carbono e é exaurido de oxigênio. O ar fresco que você pode inalar é insuficiente para reabastecer o oxigênio ou liberar o excesso de dióxido de carbono. Respiração labial ajuda os pulmões a trocar oxigênio e dióxido de carbono melhor para ajudar a manter o equilíbrio vital dos gases sangüíneos.

Falta de Respiração

Falta de ar geralmente é a maior queixa dos pacientes com DPOC. A respiração com lábios franzidos pode ser o alívio mais fácil para a falta de ar, segundo os médicos da Cleveland Clinic. Ao permitir uma exalação mais completa, o PLB ajuda a aliviar-se de algum ar viciado preso em seus pulmões. Seus músculos respiratórios, incluindo pescoço e ombros, diafragma e caixa torácica, enviam menos sinais de tensão para o cérebro, contribuindo menos para uma sensação de dificuldade respiratória. Juntamente com melhores níveis de oxigênio e dióxido de carbono, todos esses fatores trabalham juntos em PLB para aliviar a falta de ar.

, , ] ]