casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Os Efeitos da Radiação Beta

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA explica que as partículas beta são usadas na área médica para diagnóstico, tratamento de imagens e tratamento de várias condições. Radiação é a liberação de partículas de energia e raios de átomos. Existem várias formas de radiação, sendo a radiação beta um processo rápido que penetra na pele humana para romper as ligações químicas e destruir certas células vivas. Embora eficaz para uso em algum tratamento médico, como para câncer e em estudos farmacológicos, efeitos significativos podem ocorrer a partir da exposição à radiação beta.

Efeitos Atraso

O Departamento de Saúde do Estado de Washington observa que a exposição à radiação beta pode ter efeitos de saúde atrasados ​​no corpo. Qualquer quantidade de exposição à radiação pode levar a condições de saúde, como câncer ou dano celular reprodutivo. Como os efeitos da exposição à radiação beta não são imediatos e não há como determinar se a exposição resultou em efeitos adversos, os problemas de saúde podem surgir meses a anos depois. A EPA explica ainda que os efeitos retardados ocorrem de danos nos tecidos pela emissão beta e que mais exposição à radiação beta aumenta o risco de câncer.

Doença aguda

A doença da radiação ocorre como resultado de grandes doses de radiação sobre um curto período de tempo. A Clínica Mayo explica que as partículas beta podem causar doenças através da exposição a fontes de radiação de alta dose, como dispositivos radioativos detonados e explosivos ou vazamentos na indústria nuclear. As máquinas de raios X geralmente usam baixas doses de radiação e não costumam causar doença de radiação. Sinais de doença da radiação beta aguda incluem náuseas, vômitos e tontura. A doença pode ocorrer dentro de minutos a horas da exposição a altas doses.

Mutações celulares

A exposição direta a partículas beta por inalação ou ingestão é altamente perigosa. A EPA afirma que o dano em nível molecular ocorre pela exposição direta à radiação, e isso causa mudanças no funcionamento da célula. Isso é especialmente significativo para mulheres expostas à radiação durante a gravidez, pois o feto é suscetível a mutações e danos celulares. Devido à vulnerabilidade do corpo durante a gravidez, um cuidado especial para proteger um paciente da radiação beta durante os exames médicos usando uma máquina de raio-X é importante, apesar das máquinas de raios X usarem baixas doses de radiação, observa o FDA. Efeitos Adicionais

A exposição direta da radiação beta também pode causar queimaduras graves na pele, perda de cabelo e fraqueza. O Departamento de Saúde do Estado de Washington também observa que o sistema imunológico enfraquecido e os danos ao sistema nervoso ocorrem devido aos efeitos retardados da radiação beta. Iodo-131, que é usado para tratar doenças da tireóide, é um emissor beta que é também uma preocupação significativa, devido a ser também uma fonte de desenvolvimento de nódulo e câncer de tireóide. Estudos em andamento continuam a explorar os efeitos associados ao iodo-131 no crescimento da tireoide.