casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Pimenta caiena para enxaqueca

Aqueles que sofrem de enxaqueca geralmente experimentam intenso latejamento acompanhado de náuseas, vômitos e sensibilidade no pescoço e no couro cabeludo. Aproximadamente 36 milhões de americanos sofrem com essas fortes dores de cabeça, de acordo com a Fundação de Pesquisa Enxaqueca. Embora o tratamento convencional use frequentemente analgésicos que redirecionam o fluxo sanguíneo para tratar o problema, os praticantes de medicina alternativa afirmam que a pimenta caiena também pode oferecer alívio. Consulte seu médico, no entanto, antes de se auto-tratar.

Enxaquecas

Uma das condições médicas mais debilitantes do mundo, as enxaquecas geralmente não são diagnosticadas ou tratadas. Além de dor intensa e náusea, os sintomas geralmente incluem distúrbios visuais; formigamento no rosto, lábios e mãos; distúrbios motores; e sensibilidade ao ruído e à luz. Embora a causa exata da enxaqueca ainda não esteja clara, a genética, o estresse, as alterações no ambiente, os espasmos dos vasos sangüíneos que suprem o cérebro e os distúrbios convulsivos podem ser fatores de risco.

Sobre Caiena

Cayenne é um arbusto perene que atinge alturas de 3 pés e produz frutos vermelhos brilhantes com sementes brancas. Indígena da América Central, a pimenta caiena tem uma longa história de uso terapêutico, oferecendo benefícios como ajuda digestiva, tratamento de dor de dente e como remédio para o estresse térmico e calafrios. De acordo com Steven Foster, autor do livro "National Geographic Desk Reference to Nature's Medicine", a capsaicina, uma substância química ativa da Caiena, é responsável pelas poderosas habilidades de alívio da dor e poderes curativos da erva. A capsaicina trabalha para dessensibilizar as terminações nervosas, liberando a substância química indutora da dor chamada substância P, um neurotransmissor que envia mensagens de dor para o cérebro. Quando tomado por via oral, a capsaicina na pimenta-caiena sobrecarrega os nervos e os esgota da substância P, de modo que a transmissão da dor cessa. De acordo com Phyllis A. Balch, consultora nutricional certificada e autora do livro "Prescription for Herbal Healing", a capsaicina também reduz o fator de agregação plaquetária, ou PAF, que contribui para o aparecimento de enxaquecas ao restringir a circulação sanguínea em sua cabeça. > Considerações

Para uso interno para tratar enxaquecas, tomar pó de caiena misturado com um alimento rico em amido. Quando consumida regularmente, a pimenta caiena pode interferir na atividade de uma enzima hepática chamada CYP1A2. Seu corpo precisa dessa enzima para eliminar certos medicamentos; portanto, evite a cayenne ao tomar aspirina, medicamentos que afinam o sangue e teofilina, um medicamento para a asma. Pimenta de Caiena também pode causar irritação abdominal, com quantidades excessivas levando a dor de estômago, problemas no fígado e danos nos rins. Crianças, mulheres grávidas e lactantes e pessoas com úlceras ou azia devem evitar a erva.