casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Certas ervas podem remover a placa bacteriana do corpo?

A placa, ou placa ateromatosa, é o termo usado para descrever um acúmulo de detritos, lipídios, tecido fibroso e cálcio nas paredes internas de suas artérias. O acúmulo de placa é chamado de aterosclerose, e a aterosclerose, observa MayoClinic.com, pode restringir o fluxo sanguíneo para as células e tecidos. Certas ervas podem possuir a capacidade de tratar a aterosclerose ou evitar que esta condição se desenvolva. No entanto, sempre discuta os efeitos imediatos e de longo prazo sobre a saúde das ervas com seu médico antes de usá-los.

Placa e aterosclerose

O acúmulo de placa pode levar a graves conseqüências à saúde, incluindo ataques cardíacos e derrames. A ScientificAmerican.com afirma que a maioria dos ataques cardíacos e derrames ocorrem quando placas menores se rompem repentinamente, levando a um coágulo sanguíneo que prejudica o fluxo sanguíneo para o coração, cérebro ou outras partes do corpo. A aterosclerose se desenvolve ao longo de muitos anos, e casos leves de aterosclerose são freqüentemente assintomáticos. Fatores de risco importantes para a aterosclerose incluem pressão arterial elevada prolongada, diabetes, obesidade e tabagismo.

Vários remédios herbais podem possuir propriedades anti-ateroscleróticas e serem úteis no tratamento ou prevenção da aterosclerose. De acordo com Dr. Sharol Tilgner, um médico naturopata e autor de "Medicina Herbal do Coração da Terra", o espinheiro, gengibre e ginkgo ajudam o corpo a manter a função circulatória normal e ajudam a reduzir a pressão alta. Outras ervas que podem ser úteis no tratamento do endurecimento arterial relacionado à hipertensão incluem folha de oliveira, flor de tília, vagem e visco. Outras pesquisas clínicas podem ser necessárias para entender os verdadeiros efeitos sobre a saúde dessas ervas.

Uma erva poderosa

O gengibre pode ser um dos mais poderosos remédios de ervas no tratamento ou prevenção do acúmulo de placa em seu corpo. Tilgner relata que o gengibre realiza muitas ações importantes de saúde em seu corpo, como aumentar a circulação, diminuir a agregação plaquetária e reduzir a inflamação. O gengibre é um agente anti-aterosclerótico e um antioxidante. Esta erva diminui o risco de trombos ou coágulos sanguíneos. Trombose ocorre quando coágulos sanguíneos em seus vasos prejudicam o fluxo de sangue para as células e tecidos.

Considerações

Acúmulo de placa em suas artérias é um grave problema de saúde. Infelizmente, os sintomas associados a este problema são raros, e muitas pessoas experimentam um problema de saúde com risco de vida - ataque cardíaco, derrame - antes de perceberem que têm aterosclerose. Os remédios à base de ervas, juntamente com o exercício adequado, uma dieta saudável e uma exposição diminuída à fumaça do tabaco, podem ser uma das formas mais úteis de evitar o acúmulo de placa nos vasos sangüíneos. Pergunte ao seu médico se as ervas são certas para você.