casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Naproxeno e Enzimas Elevadas do Fígado

O naproxeno é um medicamento que pertence a uma classe de medicamentos chamados antiinflamatórios não esteróides, ou AINEs. Está disponível em formulários de prescrição e sem receita médica para o tratamento da dor, inflamação e febre. Em casos relativamente raros, o uso de naproxeno pode causar danos ao fígado. Seu médico pode procurar por esse dano, verificando elevações em substâncias chamadas enzimas hepáticas. Consulte o seu médico antes de tomar um produto naproxeno.

Naproxen Basics

MedlinePlus da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA lista usos potenciais para formas de naproxeno sem receita médica que incluem redução da febre e alívio da dor leve associada a condições como resfriado comum, dores nas costas, dores de cabeça, artrite, menstruação dolorosa e dores musculares. Usos para formas de prescrição da medicação incluem tratamento de bursite, tendinite, gota, osteoartrite, artrite juvenil, artrite reumatóide e uma condição artrítica chamada espondilite anquilosante. Medicamentos à base de naproxeno incluem produtos como Naprosyn, Aleve, Anaprox e Naprelan. Outra medicação, Vimovo, contém uma combinação de naproxeno e outra medicação chamada esomeprazol.

Enzimas hepáticas elevadas

Enzimas são proteínas em seu corpo que atuam como gatilhos químicos para as atividades celulares que o mantêm vivo de dia a dia. dia. Cada célula do seu corpo produz aproximadamente 3.000 enzimas diferentes, cada uma com uma tarefa bioquímica específica. Dano celular dentro do fígado pode desencadear diferentes graus de elevação em três principais enzimas hepáticas que circulam na corrente sanguínea: AST ou aspartato aminotransferase; ALP ou fosfato alcalino; e ALT, ou alanina aminotransferase. Duas enzimas hepáticas adicionais - chamada GGT ou gama-glutamil transferase; e LDH, ou lactato desidrogenase - também pode elevar em resposta a danos celulares.

Danos ao fígado

Quando você toma naproxeno e certos outros tipos de medicamentos, seu corpo depende do fígado para ajudar a quebrá-los. Se você toma uma medicação em excesso, ou se o seu fígado processa uma medicação anormalmente lenta, você pode desenvolver danos no fígado. O uso de naproxeno às vezes pode causar uma forma de dano chamado hepatite induzida por medicamentos, informa o MedlinePlus. Além das enzimas hepáticas elevadas, os sinais ou sintomas potenciais de problemas hepáticos relacionados com o naproxeno incluem o amarelecimento dos olhos ou da pele associado a icterícia, comichão, náuseas, sintomas semelhantes aos encontrados em casos de gripe e dor ou sensibilidade na pele. área abaixo do lado direito de suas costelas.

Considerações

Para verificar suas enzimas hepáticas, seu médico deve realizar um exame de sangue chamado de painel de fígado. Embora este teste possa revelar a presença de elevação da enzima, ele não pode determinar a causa específica dessa elevação, e seu médico precisará realizar testes diagnósticos adicionais para identificar a origem de seus problemas hepáticos. Se desenvolver sintomas relacionados com o fígado enquanto estiver a tomar naproxeno, interrompa a utilização do medicamento e contacte o seu médico assim que possível. Consulte o seu médico para obter mais informações sobre os efeitos relacionados ao fígado do naproxeno, bem como informações sobre os efeitos potenciais do naproxeno em outras partes do corpo.