casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos da oxicodona 5MG

A oxicodona é um medicamento do tipo opiáceo para o tratamento da dor moderada a grave. A oxicodona pode ser usada sozinha ou em combinação com acetaminofeno com uma força inicial de 5 mg. Como todos os analgésicos narcóticos; Além de suas propriedades de alívio da dor, oxicodona pode causar uma série de efeitos colaterais, alguns dos quais podem ser graves.

Sonolência

Como a oxicodona é um medicamento narcótico, a sonolência é um efeito colateral comumente relatado de seu uso, enquanto outros relataram insônia. Alguns pacientes também podem sentir uma sensação de tontura ou vertigem. Esses efeitos colaterais provavelmente diminuirão em gravidade à medida que o paciente se acostumar à medicação e a deitar pode diminuir os efeitos. Mudanças mais severas, como desmaios, incapacidade de acordar ou desacelerar, respiração superficial podem indicar que muita medicação foi tomada e requerem atenção médica imediata.

Reclamações no estômago

As queixas do estômago, como náuseas e vômitos, são relatados como efeitos colaterais comuns de analgésicos do tipo narcótico, como a oxicodona. Tomar oxicodona com alimentos pode diminuir a gravidade e a condição provavelmente diminuirá com a gravidade ao longo do tempo. Alguns pacientes, particularmente aqueles que tomam oxicodona para dor crônica durante um longo período de tempo, podem experimentar constipação. Ao contrário de outras queixas estomacais, a diarreia provavelmente não melhorará com o tempo e pode justificar o uso de um laxante. Alguns pacientes que tomam oxicodona podem experimentar uma leve confusão e pensamentos prejudicados. Outros pacientes relataram ansiedade leve ou agitação com o uso de oxicodona. Como muitos efeitos colaterais, a maioria das alterações cognitivas irá melhorar com o uso contínuo de oxicodona, mas alguns pacientes podem desenvolver depressão ou piorar a depressão existente. Mudanças severas no estado mental podem precisar de atenção de um profissional médico.

Vício em potencial

Todos os narcóticos, incluindo a oxicodona, podem apresentar um potencial de dependência física e abuso. Medicamentos prescritos para a dor contendo oxicodona devem ser tomados apenas como indicado por um médico. Além disso, muitos pacientes que tomam oxicodona por um longo período de tempo desenvolvem uma dependência física ao medicamento, mesmo quando é tomado como prescrito. Como afirmado pela RxList.com, a descontinuação da oxicodona pode levar a sintomas de abstinência, incluindo diarréia, vômitos, ansiedade severa, doença semelhante à gripe e sudorese. Se tomar muita medicação, podem ocorrer sintomas de overdose, incluindo sedação, inconsciência e respiração lenta. A oxicodona é uma prescrição de substância controlada que pode exigir monitoramento cuidadoso do uso. Os sintomas de abstinência ou overdose devem ser imediatamente relatados a um médico.