casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Sangramento Anormal Com Inflamação Cervical

O colo do útero é a extremidade estreita do útero, e está localizado entre a bexiga e o reto. O colo do útero forma uma passagem que se abre para a vagina e leva à parte externa do corpo, de acordo com o Centro Médico da Universidade Estadual de Ohio. Quando o colo do útero começa inflamado, pode levar a um sangramento vaginal anormal. Esta condição é referida como cervicite.

Causas

Normalmente, o colo do útero atua como uma barreira protetora que impede que as bactérias e outras substâncias potencialmente nocivas viajem da vagina para o útero. Em alguns casos, uma quantidade significativa de bactérias ou substâncias nocivas pode penetrar no corpo e submergir o colo do útero. Isso faz com que o colo do útero fique inflamado. De acordo com MayoClinic.com, a causa mais comum do supercrescimento bacteriano que causa cervicite é infecções sexualmente transmissíveis, como gonorréia, clamídia e herpes genital. Outra causa de cervicite é uma reação alérgica que ocorre como resultado da exposição ao látex ou espermicidas.

Sintomas

Um dos sintomas mais comuns da inflamação do colo do útero é o sangramento vaginal anormal. Sangramento anormal pode ser definido como sangramento após a relação sexual, sangramento entre períodos ou sangramento após a menopausa. Além do sangramento, a cervicite pode causar corrimento vaginal anormal. Esta descarga pode ser cinza, branca ou amarela ou ter um odor desagradável, de acordo com o Medline Plus. A cervicite também é caracterizada por dor durante a relação sexual, dor vaginal, pressão e dor na pelve e micção freqüente e dolorosa.

Se a cervicite é causada por uma infecção bacteriana, como gonorréia ou clamídia, geralmente pode ser tratado com sucesso. Inflamação do colo do útero causada por infecções por herpes exigem tratamento com medicamentos anti-virais. O sangramento anormal geralmente pode ser controlado com terapia hormonal que inclui estrogênio e progesterona. Se os medicamentos forem ineficazes para cervicite, procedimentos cirúrgicos podem ser necessários. Esses procedimentos cirúrgicos podem envolver o congelamento de células cervicais, a queima do final do colo do útero ou o uso de lasers.

Prevenção

Existem várias paradas que podem ser envolvidas para reduzir o risco de desenvolver cervicite. Evitar produtos de limpeza femininos, como duchas, pode ajudar a diminuir a irritação vaginal. Garantir que os tampões sejam inseridos corretamente e alterados com a frequência recomendada também pode reduzir o risco de desenvolver cervicite. Embora a abstinência seja a única maneira de prevenir totalmente o desenvolvimento de cervicite por doenças sexualmente transmissíveis, o uso de preservativos pode diminuir o risco de infecção.

Complicações possíveis

Se não tratada, cervicite causada por gonorreia ou clamídia pode levar a uma condição chamada doença inflamatória pélvica, de acordo com MayoClinic.com. A doença inflamatória pélvica é uma infecção que inclui o útero, trompas de falópio e ovários, bem como o colo do útero e tem o potencial de destruir permanentemente os órgãos reprodutivos femininos.

Considerações

É importante notar que, embora a maioria dos casos de sangramento anormal com inflamação cervical ocorre como resultado de uma infecção bacteriana, o sangramento anormal pode ocasionalmente sinalizar uma condição médica mais séria, como o câncer do colo do útero. Sempre marque uma consulta médica se for diagnosticada uma hemorragia anormal para determinar a causa subjacente.