casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos colaterais do peptide da glutamina

Glutamina é um aminoácido condicionalmente essencial, ou seja, seu corpo pode sintetizá-lo sozinho, mas você também pode se beneficiar de fontes alimentares de glutamina. Peptídeos de glutamina são moléculas de glutamina que são ligadas a outros aminoácidos para aumentar a estabilidade da glutamina em seu corpo, uma vez que é ingerida. Peptídeos de glutamina são vendidos como um suplemento nutricional para melhorar o reparo muscular e dos tecidos moles após exercício, lesão ou cirurgia. Embora a glutamina seja geralmente bem tolerada, os peptídeos de glutamina são mais potentes e podem resultar em efeitos colaterais. Consulte o seu médico antes de usar um suplemento contendo peptídeos de glutamina.

Gastrointestinal Distress

O efeito colateral mais comum da suplementação de peptídeo de glutamina é o desconforto gastrointestinal. Seu trato digestivo pode ter dificuldade em absorver peptídeos de glutamina devido à sua alta potência, particularmente quando tomados com o estômago vazio. Os sintomas de desconforto gastrointestinal após a ingestão de peptídeo de glutamina incluem náuseas, dores de estômago, cólicas estomacais, vômitos e diarréia. Tomar suplementos de peptídeos de glutamina com alimentos e água pode ajudar a diminuir os riscos de desenvolver desconforto gastrointestinal.

Reação alérgica

A glutamina pode se converter prontamente em glutamato em seu corpo, que é semelhante ao composto encontrado no glutamato monossódico, ou MSG. Se você é sensível ao MSG ou ao glutamato, pode ter uma reação alérgica à suplementação com peptídeo de glutamina. Os sintomas de uma reação alérgica aos peptídeos de glutamina incluem inchaço da face e do pescoço, aparecimento de urticária ou erupção cutânea, coceira persistente, dificuldade para respirar e batimentos cardíacos irregulares. Se você tiver algum destes sintomas após a suplementação com peptídeo de glutamina, procure um médico imediatamente.

Rins e Estresse Hepático

Altas quantidades de peptídeos de glutamina presentes na corrente sanguínea podem causar estresse extra ao fígado e rins, órgãos que filtram o sangue de qualquer composto potencialmente nocivo ou tóxico. Os metabólitos ligados à molécula de glutamina são tipicamente clivados da glutamina, uma vez que são absorvidos pela corrente sanguínea. Esses metabólitos são então filtrados para fora do corpo através do fígado e dos rins. A Universidade de Maryland Medical Center recomenda que indivíduos que sofrem de doenças hepáticas ou renais evitar a suplementação de glutamina, porque o estresse extra que colocou sobre esses órgãos pode piorar os sintomas da doença. De acordo com a UMMC, suplementação de glutamina parece ser seguro em doses até 14 gramas por dia. No entanto, Drugs.com afirma que os efeitos colaterais comuns da suplementação de glutamina podem incluir uma tosse persistente ou rouquidão na garganta, o desejo freqüente de defecar e constipação. Embora não se saiba se a glutamina tem interações adversas com medicamentos e medicamentos, você deve usar apenas um suplemento nutricional contendo peptídeos de glutamina sob a supervisão de um médico.

, , ] ]