casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Fenilalanina e dores de cabeça

A fenilalanina ajuda a fabricar certos neurotransmissores que afetam suas emoções e comportamento. Seu corpo não produz fenilalanina, um aminoácido essencial. A L-fenilalanina provém de alimentos proteicos e a D-fenilalanina é uma versão sintética. A DL-fenilalanina é uma combinação de fontes alimentares e de laboratório. Altas doses de DL-fenilalanina podem levar a efeitos colaterais que incluem dores de cabeça, náuseas e pirose.

Quantidades Excessivas

Tomar doses de fenilalanina acima de 5.000 miligramas por dia pode ter efeitos tóxicos e causar danos aos nervos, de acordo com Centro Médico da Universidade de Maryland. Quantidades excessivas de fenilalanina podem resultar em enxaqueca e hipertensão, ou hipertensão arterial. Demasiada fenilalanina excita neurônios no cérebro e pode causar a morte celular por sobrecarregar a rede cerebral. Ingerir grandes quantidades ou usar fenilalanina durante a gravidez pode causar danos cerebrais irreversíveis e até a morte.

Diet Products

Tomar formas líquidas ou suplementares de fenilalanina pode aumentar rapidamente os níveis do aminoácido no cérebro. Isso pode levar a dores de cabeça se você consumir altas doses. O adoçante artificial aspartame usado em refrigerantes diet e alimentos contém fenilalanina. Você geralmente não precisa se preocupar com o consumo desses produtos, a menos que consuma quantidades excessivas, tome certos medicamentos para problemas de saúde mental ou sofra de distúrbios do sono, distúrbios de ansiedade e outros distúrbios emocionais. As mulheres grávidas devem consultar seus médicos sobre a tomada de adoçantes artificiais.

Uma desordem rara

Uma desordem rara chamada fenilcetonúria, ou PKU, provoca a falta de uma enzima que utiliza adequadamente o aminoácido, que se acumula no corpo como um resultado. As pessoas com o distúrbio precisam evitar a fenilalanina e geralmente satisfazem suas necessidades de proteína através de suplementos contendo tirosina, outro aminoácido. Normalmente a fenilalanina se converte em tirosina enquanto se move da corrente sanguínea para o cérebro. Tirosina, em seguida, constrói substâncias químicas cerebrais que regulam as necessidades energéticas.

Ingestão Adequada

Embora altas doses de fenilalanina podem resultar em dores de cabeça ou conseqüências mais graves, deficiências do aminoácido podem causar falta de energia ou dificuldades de memória. Obter quantidades adequadas envolve comer os alimentos protéicos que você precisa em uma refeição bem equilibrada. Carne, aves, peixe, laticínios, nozes e sementes contêm fenilalanina. Os alimentos proteicos liberam aminoácidos na corrente sanguínea que produzem neurotransmissores, como a dopamina e a norepinefrina, que proporcionam um aumento de energia e aumentam o estado de alerta. Se suspeitar que a fenilalanina provoca dores de cabeça, especialmente se consumir o aminoácido em suplementos ou produtos dietéticos, consulte o seu médico para aconselhamento nutricional.

, , ] ]