casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Sintomas do Câncer Linfonodal

Os linfonodos, pequenas glândulas parecidas com grãos de feijão cercados por tecido, estão localizados em todo o corpo humano ao longo do sistema linfático. Quando eles estão funcionando normalmente, os gânglios linfáticos filtram bactérias e toxinas do fluido linfático do corpo. Quando o câncer atinge o sistema linfático, os gânglios linfáticos sofrem, e o paciente com câncer pode apresentar um ou mais sintomas comuns. O câncer linfonodal (linfoma) geralmente se encaixa em uma das duas categorias, doença de Hodgkin ou doença não-Hodgkin. Os sintomas de ambos são semelhantes.

Nós inchados

Um dos primeiros sintomas visíveis do câncer de linfonodo envolve o inchaço das glândulas linfáticas individuais. Em partes do corpo onde os nódulos linfáticos estão próximos da superfície da pele, incluindo os lados do pescoço, as axilas e a região da virilha, eles podem parecer inchaços ou protuberâncias que podem ou não estar sensíveis ao toque. Embora os gânglios linfáticos inchados sejam um sintoma de inúmeros distúrbios, eles devem ser trazidos à atenção de um médico.

Dor

Uma sensibilidade generalizada na área de um nódulo linfático inchado pode ocorrer durante os estágios iniciais da doença. câncer de linfonodo, antes que os sintomas mais sérios apareçam. A dor pode aumentar depois de beber álcool. À medida que o câncer progride, os nódulos linfáticos no abdômen podem causar dor no baço e inchar, criando sensibilidade no abdômen e uma sensação de saciedade.

Apetite e perda de peso

A perda de apetite e a subsequente perda de peso são comuns com a progressão do câncer linfonodal. No entanto, esses sintomas são comuns em muitos distúrbios médicos, e um médico deve examinar o paciente para descartar outra condição.

sintomas adicionais

O paciente com câncer pode sofrer de sintomas adicionais quando o câncer de linfonodo ataca. A letargia ou fadiga inexplicada é comum, e o paciente pode apresentar febre baixa, resultando em suores noturnos e calafrios. Alguns pacientes podem experimentar coceira que não é aliviada por cremes anti-coceira tópicos. Dor no peito e tosse podem acompanhar o câncer linfonodal se os gânglios linfáticos no tórax forem afetados.

Diagnóstico

Como o sistema linfático está envolvido em muitas outras condições médicas, o médico deve solicitar exames de sangue e realizar exame físico antes de fazer um diagnóstico. Ele também pode fazer radiografias do tórax e do abdome e realizar uma biópsia de um linfonodo inchado.