casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Dieta Paleo e Gout

A gota é uma condição dolorosa caracterizada por episódios súbitos e graves de dor, sensibilidade, vermelhidão, rigidez e inchaço. Essa condição geralmente ataca a grande articulação do dedão do pé, mas também pode ocorrer em outras articulações e tecidos, como os tornozelos, os calcanhares, os joelhos, os dedos, os punhos ou os cotovelos. Parte do tratamento da gota, que é uma forma de artrite, é evitar alimentos ricos em purinas e ricos em frutose. A dieta Paleo, que é baseada em alimentos que seus ancestrais caçadores-coletores comeram há milhares de anos, pode ser benéfica para a gota.

Visão geral da Dieta Paleo

A dieta Paleo é isenta de glúten e isenta de grãos , sem leguminosas, sem leite e dieta sem açúcar que promova o consumo de alimentos integrais e não processados. Baseia-se nos alimentos que os humanos comem durante o período paleolítico, antes da revolução agrícola. Alimentos permitidos na dieta Paleo incluem frutas e vegetais da época; fontes de proteína magras e naturais, que incluem peixe selvagem, galinha caipira, carne alimentada com capim e ovos caipiras; e gorduras saudáveis ​​de óleo de coco, azeite, abacate, nozes e sementes.

Consumo de frutose

Se você é propenso a gota, você precisa restringir sua ingestão de frutose por causa de sua associação com ataques de gota. Frutose é encontrada em frutas e todos os alimentos processados ​​contendo xarope de milho rico em frutose, açúcar ou mel. Seguir a dieta Paleo pode ajudá-lo a reduzir significativamente sua ingestão de frutose, eliminando todas as fontes refinadas de açúcar de sua dieta. As únicas fontes de frutose nas dietas Paleo são as frutas da estação.

Dieta Paleo e Frutose

Enquanto segue a dieta Paleo, você pode optar por consumir frutas da estação, até uma a duas porções diárias, se quiser , ou você pode comer frutas apenas uma vez ou duas vezes por semana, como recomendado pela dieta Paleo para pessoas que precisam perder peso. Se você optar por incluir frutas, que constituirão sua única fonte de frutose, evite as frutas com maior teor de frutose, como maçãs, peras, cerejas, tâmaras, pêssegos, ameixas, ameixas e uvas.

Purine Consumption

Se você teve um ataque de gota no passado, um médico provavelmente recomendou uma dieta pobre em purinas. As purinas são encontradas na cerveja e em outros tipos de álcool de cereais, bem como em carnes de animais, carnes de caça, extratos de carne, levedura, leguminosas, anchovas, mexilhões e crustáceos como camarão e lagosta. Uma dieta rica em purinas resulta em níveis mais altos de ácido úrico no sangue, que podem se acumular nas articulações e provocar um ataque de gota. Por esta razão, as pessoas que sofrem de gota devem limitar sua ingestão de proteínas.

Paleo Diet e Purinas

A dieta Paleo não é uma dieta rica em proteínas, mas sim um baixo teor de carboidratos, proteínas moderadas e alta Dieta de gordura. Se você quiser seguir a dieta Paleo e estiver propenso à gota, adote fontes de proteína com baixo teor de purina, como ovos e nozes, e um teor moderado de purina, como a maioria das carnes, aves e peixes. Evite altas fontes de purinas, como carnes de órgãos, anchovas, sardinhas, cavala, lagosta, carnes de caça e arenque. Você pode pedir ao seu médico para monitorar seus níveis de ácido úrico no sangue para ver a influência de suas mudanças na dieta.