casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Um Diagnóstico de Enfermagem de Mobilidade Limitada

Diagnósticos de Enfermagem são afirmações usadas pelos enfermeiros para descrever problemas que os pacientes desenvolvem como resultado de doença ou enfermidade. Para fazer um diagnóstico de enfermagem, uma enfermeira entrevista um paciente e também realiza uma avaliação física do paciente. As informações coletadas são utilizadas para formular e validar um diagnóstico de enfermagem. " é um diagnóstico de enfermagem para um paciente com mobilidade limitada.

Mobilidade limitada

Quando uma pessoa é incapaz de se movimentar efetivamente, atividades como ir ao banheiro, cuidar de si ou comer pode se tornar difícil ou impossível. Um paciente pode experimentar mobilidade limitada temporária ou permanentemente. Esta situação pode ocorrer como resultado de doença, trauma ou velhice. Para escrever um diagnóstico de enfermagem para um paciente com mobilidade limitada, o enfermeiro precisaria determinar se o paciente é capaz de se mover e como a condição afeta o paciente.

Para determinar se um paciente Se a mobilidade é limitada, o enfermeiro avalia o paciente quanto a condições que podem impedir a mobilidade, como fadiga, dor, depressão, deficiências neurológicas ou restrições médicas. Verificar se um paciente pode movimentar várias partes do corpo e realizar atividades da vida diária, como cuidados com a boca, pode revelar movimentos restritos. Essas informações ajudam o enfermeiro a desenvolver o diagnóstico de enfermagem "mobilidade física prejudicada" e a criar um plano de cuidados que atenda às necessidades específicas do paciente.

Problemas de "Diagnóstico de enfermagem: aplicação à prática clínica" por Lynda Juall Carpenito-Moyet explica que os problemas associados à mobilidade limitada são a quebra da pele ou feridas, fraqueza muscular, quedas, depressão, pneumonia e perda total de mobilidade com imobilidade prolongada. A formação de coágulos sangüíneos, bem como a constipação, também podem ocorrer como resultado de uma mobilidade limitada. Um plano de cuidados para o diagnóstico de enfermagem mobilidade física prejudicada se concentra em proporcionar um ambiente seguro para os pacientes; manter qualquer habilidade que eles tenham em termos de poderem se mover; e prevenir a deterioração adicional das habilidades funcionais do paciente. Para atender a essas metas, certas intervenções de enfermagem são incluídas no plano de cuidados e, em seguida, implementadas.

Intervenções de Enfermagem

Uma intervenção de enfermagem que ajuda a reduzir o risco de debilitação e aumentar a mobilidade é incentivar o paciente a andar. O enfermeiro pode prestar assistência se o paciente precisar. Outra intervenção de enfermagem para aumentar a mobilidade é ensinar ao paciente como se movimentar com o auxílio de dispositivos auxiliares, como andadores.

Manter a pele do paciente hidratada, limpa e seca, bem como transformar o paciente em uma programação pode evitar que as feridas se desenvolvam. Além disso, para manter o paciente em segurança, as camas devem ser colocadas em posições baixas e os trilhos laterais da cama devem ser levantados. Ajudar o paciente a realizar exercícios de amplitude de movimento é uma intervenção de enfermagem que pode prevenir as rigidez articular e manter a força muscular.