casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Problemas do Pescoço Infantil

A estrutura do pescoço é composta de ossos, músculos, vasos sanguíneos e glândulas linfáticas. É responsável por apoiar e virar a cabeça. Os bebês têm pescoço curto e os músculos do pescoço não são fortes o suficiente para sustentar suas cabeças. Algumas crianças nascem com ou desenvolvem problemas relacionados à estrutura do pescoço que afetam sua capacidade de usar os músculos do pescoço ou podem resultar em complicações a longo prazo.

Estrutura

O pescoço contém os ossos da coluna vertebral, conhecidos como as vértebras cervicais; faz fronteira com os ossos da clavícula e do crânio. Os principais músculos do pescoço são o esternocleidomastóideo, que delimita o pescoço em ambos os lados e são responsáveis ​​pela rotação da cabeça. Os músculos do trapézio também são encontrados entre o pescoço e o ombro, e eles trabalham para mover a cabeça, assim como os braços e os ombros.

Considerações

Os pais devem segurar a cabeça de um recém-nascido até ela crescer e os músculos de o pescoço dela se fortalece. É importante deixar um bebê passar algum tempo em seu estômago com um dos pais ajudando-a enquanto aprende a levantar a cabeça e fortalecer os músculos do pescoço. A traquéia e o esôfago de uma criança correm pelo pescoço, facilitando duas importantes atividades infantis - comer e respirar. Quando ocorrem problemas no pescoço, eles podem afetar a capacidade de um bebê para realizar essas atividades.

Músculos Pescoço

O distúrbio mais comum entre bebês que afeta os músculos do pescoço é chamado de torcicolo. Segundo a New York University, o torcicolo faz com que os músculos do pescoço se contraiam, resultando em encurtamento muscular de um lado. Isso faz com que a cabeça se torça ou se incline para um lado, resultando em postura anormal do bebê. Espasmos musculares ou rigidez do pescoço também podem ocorrer com torcicolo.

tecidos do pescoço

Alguns bebês nascem com nódulos ou massas moles no pescoço, que têm o potencial de causar problemas. Um cisto dermoide é um tipo comum de massa no pescoço que cresce lentamente e pode causar uma obstrução. Um cisto do ducto tireoglosso geralmente está presente ao nascimento na região do pescoço, onde a glândula tireoide se desenvolveu durante o estágio fetal. Uma criança também pode ter gânglios linfáticos aumentados no pescoço que são um sintoma de infecção.

Tratamento

O tratamento de problemas no pescoço em crianças depende da causa e se o problema tem o potencial de incapacidade futura. Alguns cistos do pescoço podem crescer até um tamanho grande e geralmente são removidos como um procedimento cirúrgico. Um cisto do ducto tireoglosso tem o potencial de se transformar em câncer durante a vida adulta e deve ser avaliado e removido por um cirurgião. Outros tipos de problemas no pescoço, como os relacionados aos músculos do pescoço, são tratados com terapia para melhorar a qualidade de vida. O tratamento do torcicolo envolve exercícios de alongamento do músculo do pescoço por meio de fisioterapia ou posicionamento do bebê para se deitar no lado não afetado.