casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos secundários frequentes da diálise

Se os seus rins não funcionarem normalmente devido a doença renal grave, o seu médico poderá recomendar a diálise. A diálise é uma forma de tratamento em que o excesso de líquidos e resíduos é removido do corpo quando os rins são incapazes de realizar essa tarefa. Existem dois tipos principais de diálise: a hemodiálise, que é fornecida por um profissional médico em uma clínica ou em sua casa, ou diálise peritoneal, que permite que você faça tratamentos em casa ou durante viagens. Discuta os efeitos colaterais comuns da diálise com o seu médico antes de começar esses tratamentos.

Infecção

Um dos efeitos colaterais mais comuns da diálise é a infecção. A diálise envolve a colocação de tubos dentro do corpo para permitir a drenagem e a filtração do excesso de fluidos e resíduos. Normalmente, os pacientes precisam fazer tratamentos de diálise três a sete vezes por semana, e cada tratamento pode durar de três a dez horas, explica o UpToDate, um site de saúde informativo e revisado por pares para pacientes. A frequência dos tratamentos de diálise aumenta ainda mais o risco de desenvolver uma infecção. Os efeitos colaterais da infecção podem incluir febre, dor de estômago, náusea, vômito ou dores no corpo. Certos pacientes também podem desenvolver inflamação ou irritação da pele no local onde o tubo de diálise é inserido no corpo. Estes sintomas podem ser desconfortáveis ​​e podem requerer medicação antibiótica adicional para resolver a infecção.

Os pacientes submetidos a hemodiálise ou diálise peritoneal podem desenvolver pele seca e irritada como efeito colateral do tratamento. A comichão na pele pode ocorrer devido à presença de toxinas no sangue que a diálise não pode remover completamente do seu corpo, explicam os responsáveis ​​pela saúde na National Kidney and Urologic Diseases Information Clearinghouse (NKUDIC). Você pode perceber que você frequentemente coça as regiões com comichão na pele, o que pode fazer com que a sua pele pareça vermelha ou escamosa. Risco persistente também pode danificar sua pele delicada, aumentando o risco de desenvolver uma infecção da pele. Durante a diálise, você pode encontrar o uso de cremes tópicos ou anti-histamínicos para ajudar a aliviar os sintomas da pele com coceira. Dormir Dificuldades são comuns entre os pacientes que recebem tratamento de diálise, alertam oficiais de saúde NKUDIC. Esses tratamentos podem ser administrados durante a noite enquanto você dorme, o que pode causar dificuldade para cair ou permanecer dormindo (insônia). Certos pacientes de diálise desenvolvem sensações desconfortáveis ​​ou dolorosas nas pernas, fazendo com que elas se mexam e girem com frequência enquanto tentam dormir. Esses distúrbios do sono podem afetar significativamente sua capacidade de permanecer alerta e concentrado durante o dia e podem contribuir para o surgimento de efeitos colaterais adicionais, como dor de cabeça ou depressão.