casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Causas da Vaginose Bacteriana

A vaginose bacteriana ocorre devido a um crescimento excessivo de bactérias anaeróbias não saudáveis ​​e à perda das bactérias saudáveis ​​Lactobacillus no trato vaginal. Esta infecção com bactérias não saudáveis ​​só pode acontecer quando a vagina muda o pH do seu estado normalmente ácido para condições alcalinas. Um aumento no pH das secreções vaginais para mais de 4,5 é visto quando a vaginose bacteriana está presente. Várias coisas podem causar essa mudança e levar a um surto de vaginose bacteriana.

O Intercurso Sexual

O espermatozóide é alcalino, tendo um alto valor de pH, e quando entra em contato com a vagina normalmente ácida, pode elevar o pH do trato vaginal, deixando uma porta aberta para o supercrescimento de bactérias anaeróbicas. Quando a vaginose bacteriana ocorre através da transmissão sexual, pode haver um odor alcalino perceptível após o sexo. Esta mudança nas condições vaginais freqüentemente ocorre quando a relação sexual ocorre com um novo parceiro, limitando assim parceiros sexuais podem ajudar a prevenir a vaginose bacteriana causada pelo sexo. O uso do preservativo também pode ajudar, já que limita o contato entre o esperma alcalino e a vagina ácida. Tratar o parceiro masculino para vaginose bacteriana não tem qualquer efeito sobre a sua recorrência, uma vez que o supercrescimento bacteriano não é uma doença sexualmente transmissível, mas uma causada por uma alteração nos níveis normais de pH da vagina.

Douching

Douching altera o pH natural da vagina, deixando-a vulnerável à infecção. Em um estudo de 2002 na revista Obstetrics & Ginecologia, pesquisadores descobriram que freqüente douching de uma vez por mês ou mais aumentou o risco de desenvolver vaginose bacteriana e também foi associado com o crescimento de dois microorganismos particulares implicados na doença, Gardnerella vaginalis e Mycoplasma hominis. Mulheres no estudo que douched regularmente também foram encontrados para ter menos dos lactobacilos saudáveis ​​em seus tratos vaginais.

Menopausa

Alterações hormonais durante a menopausa podem mudar a vagina naturalmente ácida para uma condição mais alcalina. O estrogênio é o hormônio responsável por manter a acidez do trato vaginal e, durante a menopausa, a produção de estrogênio cai rapidamente. Cremes de estrogênio, pílulas ou um anel de estrogênio inserido na vagina pode ajudar a neutralizar essas alterações e manter a acidez protetora normal.

Períodos menstruais pesados ​​

Mulheres com períodos menstruais pesados ​​podem achar que desenvolvem vaginose bacteriana freqüentemente após experimentando fluxo sanguíneo pesado. Isso ocorre porque o sangue é naturalmente alcalino e uma abundância de sangue no trato vaginal pode alterar as condições o suficiente para promover o desenvolvimento da vaginose bacteriana. As mulheres que experimentam este problema recorrentemente podem necessitar de uma receita médica para medicação para reduzir o fluxo sangüíneo durante o ciclo menstrual.