casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Expectorante vs. Descongestionante

Se você se sentir sobrecarregado ao se deparar com a enorme variedade de remédios para tosse e resfriado em sua farmácia local, não estará sozinho. É difícil escolher entre os muitos tipos diferentes de medicamentos e nomes químicos longos, especialmente se você estiver doente ou precisar fazer escolhas para seu filho. Uma melhor compreensão de dois dos tipos mais comuns de medicação ajudará a eliminar algumas dessas escolhas difíceis.

Expectorantes

Um expectorante é qualquer medicamento que provoque muco e fleuma dos pulmões, brônquios, e traqueia. Expectorantes também são chamados de agentes mucolíticos. Um expectorante comumente usado é a guaifenesina, que está disponível sem receita médica ou por receita médica e pode ser tomada em cápsulas, comprimidos ou líquidos.

Descongestionantes

Os descongestionantes são drogas que encolhem membranas inchadas no organismo. nariz, facilitando a respiração. Eles podem ser tomados por via oral ou pulverizados no nariz, mas os sprays nasais não devem ser usados por mais de cinco dias sem consultar um médico. Usar um spray nasal por mais de cinco dias causa um efeito rebote, o que significa que seus sintomas serão realmente piores quando você parar de usar o spray. Os colírios descongestionantes também estão disponíveis para aliviar os olhos irritados.

Os expectorantes trabalham quebrando as ligações entre as mucoproteínas que criam a espessura - ou viscosidade - do muco nos pulmões. Isso ajuda a aumentar o fluxo do muco e facilita a remoção do corpo através da tosse. Os descongestionantes agem fazendo com que os vasos sanguíneos no nariz e seios se contraiam. Esta ação reduz a inflamação e formação de muco.

Fatores

A chave é direcionar seus sintomas específicos e comprar apenas a medicação para esses sintomas, em vez de um medicamento de "tamanho único" que trata de tudo. Se você tem uma tosse produtiva, o que significa que algum muco surge durante a tosse, ou se você tem congestionamento no peito, então um expectorante ajudará. Se você tem um nariz entupido, considere um descongestionante. No entanto, um nariz escorrendo e sem congestão não será ajudado por um descongestionante.

Se os sintomas não forem graves o suficiente para interferir no sono ou no funcionamento diário, considere ignorar os medicamentos e optar pelos líquidos antiquados. sopa de macarrão de frango e descanso extra. Não se preocupe com nomes de marca nem com o nome real dos ingredientes ativos. Facilite simplesmente prestando atenção às principais categorias de ingredientes (por exemplo, expectorante, descongestionante, anti-histamínico e supressor da tosse) listados na frente. Você pode usar mais de um medicamento desde que as categorias de ingredientes não se sobreponham.

Se você tem pressão alta, não deve usar um descongestionante sem primeiro consultar um médico. Se a medicação que você escolher também incluir um analgésico, como o acetaminofeno, não tome mais o analgésico ou poderá correr o risco de exceder a dose máxima.

, , ] ]