casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Por que o jogging faz com que eu me sinta melhor?

A corrida regular pode fazer você se sentir melhor porque melhora sua saúde e sua forma física - dando-lhe mais energia - uma aparência em forma e melhora a auto-estima. Mas muitos corredores experimentam sentimentos de felicidade e até de euforia, apenas a partir da própria experiência de exercício. Hormônios e neurotransmissores que melhoram o humor, incluindo endorfinas, endocanabinóides, dopamina e serotonina liberados durante exercícios cardiovasculares vigorosos a longo prazo, são a razão para esse fenômeno.

Como o jogging produz endorfinas

As endorfinas são hormônios bloqueadores da dor produzidos em o cérebro e enviado para a corrente sanguínea durante momentos de dor ou estresse. Movimentar-se é um exercício intenso de cardio que coloca estresse contínuo sobre o corpo, o que faz com que a glândula pituitária no cérebro libere endorfinas. Os efeitos que elevam o humor das endorfinas podem ser mais poderosos do que o ópio ou a morfina e aumentam com o nível de condicionamento físico e intensidade e frequência do exercício, de acordo com o Fit Day. Esse efeito de bem-estar, também chamado de “corredores altos”, pode ser uma forte motivação para manter um programa de exercícios regulares.

Endocanabinóides poderosos

Os endocanabinóides são um composto químico semelhante à cannabis produzida no cérebro durante o exercício. . É possível que contribuam fortemente para melhorar o humor que você sente quando corre, porque eles passam mais facilmente do cérebro para o corpo do que as endorfinas. Estes poderosos produtos químicos “feel-better” estão sendo considerados pela indústria farmacêutica como um possível tratamento para depressão, ansiedade, dor, problemas de metabolismo e vícios, de acordo com as Avaliações Farmacológicas. Com jogging, você pode experimentar os benefícios de endocanabinóides sem ter que esperar para os avanços médicos do futuro.

Dopamine melhora memórias de

Jogging pode fazer você se sentir melhor, melhorando a sua capacidade de lembrar momentos felizes. A dopamina, outro hormônio estimulante do humor, liberado pelo exercício cardiovascular intenso, melhora a memória de longo prazo. Sua função é formar memórias duradouras de eventos felizes e significativos. Pessoas que sofrem de doença de Parkinson têm lapsos de memória e problemas de movimento que foram atribuídos à falta de dopamina, de acordo com o Science Daily. A dopamina estimula o circuito de prazer cerebral e pode ser a razão pela qual algumas pessoas se tornam viciadas em exercícios, da Psychology Today. Se esse vício é útil ou prejudicial é controverso, mas muitas vezes leva a aptidão a longo prazo.

O poder de serotonina para levantar a depressão

De acordo com o National Institutes of Health, a depressão que muitas pessoas sofrem é causada por um baixo nível de atividade cerebral da serotonina. A função saudável da serotonina produz bom humor, comportamento agradável e diminuição da irritabilidade. Em um estudo do Dr. William M. Wilson e Charles A. Marsden publicado na Farmacologia Comportamental, o exercício cardiovascular mostrou aumentar os níveis de serotonina no cérebro durante a corrida em esteira. A Dra. Kelly G. Lambert sugere que a crescente frequência de depressão no mundo moderno pode ser devido à diminuição da atividade física necessária para a sobrevivência.