casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

5 Coisas que você precisa saber sobre hiponatremia do sódio em idosos

O que é hiponatremia?

A hiponatremia é uma condição potencialmente fatal, na qual a concentração de sódio no sangue de uma pessoa cai perigosamente baixa. É um dos desequilíbrios eletrolíticos mais comuns, especialmente entre os idosos. Existem três classes de hiponatremia: hipovolêmica, hipervolêmica e euvolêmica. Hiponatremia hipovolêmica ocorre quando a parte líquida do nosso sangue, chamada plasma, se esgota devido a perdas significativas de fluidos (ou seja, vômitos intensos ou diarréia). A hiponatremia hipervolêmica é exatamente o oposto. Isso ocorre quando nos tornamos sobrecarregados com fluido, tanto que o sódio no sangue se torna extremamente diluído. O aumento da retenção de líquidos pode ser causado por insuficiência de órgãos vitais, como o coração ou os pulmões. A hiponatremia euvolêmica é o resultado de uma condição chamada síndrome do hormônio antidiurético inapropriado ou SIADH. Com SIADH, o nosso corpo produz muito do hormônio que promove a retenção de líquidos e subseqüente baixa concentração de sódio. Tratamento da hiponatremia A classificação da hiponatremia é o primeiro passo para tratá-la. Se for devido a hipovolemia, ou "baixo volume", geralmente melhorará com uma infusão intravenosa de soro fisiológico (uma mistura estéril de sal e água). O tratamento de hiponatremias hipervolêmicas e euvolêmicas é um pouco mais complicado, no entanto. O objetivo é livrar o corpo do excesso de fluido. Os tratamentos convencionais incluíram a restrição da ingestão de líquidos e /ou medicamentos, como diuréticos e lítio. Uma nova classe de drogas também se mostrou promissora no tratamento dessas condições. Chamados antagonistas dos receptores da vasopressina, ou "vaptans", esses medicamentos atuam diretamente no sistema hormonal vasopressina do corpo e afetam o volume sanguíneo e fluido.

Prognóstico do paciente

A hiponatremia, presente ou adquirida durante a admissão, é extremamente grave em pacientes idosos. A pesquisa mostrou uma correlação significativa entre a condição e um aumento no risco de mortalidade, tanto durante a hospitalização como após a alta. Existe também uma ligação entre a hiponatremia e o tempo de permanência. Internações hospitalares mais longas significam custos mais altos com a saúde. Isso é uma má notícia para todos, não apenas o paciente.

Depressão Link

Os adultos mais velhos com depressão estão realmente em maior risco de desenvolver hiponatremia. A ligação é devida a uma classe de medicamentos antidepressivos chamados inibidores seletivos da recaptação da serotonina, ou ISRSs. Estes medicamentos funcionam aumentando a concentração da serotonina no cérebro. Pesquisadores teorizam que este salto na serotonina pode precipitar um aumento no hormônio antidiurético e aumentar o potencial de retenção de líquidos. A hiponatremia pode se desenvolver após alguns dias de uso de ISRSs, embora em alguns casos ocorra meses depois.

Risco de fraturas

A hiponatremia é uma condição séria por si só, mas você sabia que pode realmente aumentar o risco de fraturas ósseas em idosos? Pesquisadores da Bélgica estudaram mais de 500 pacientes idosos com fraturas ósseas devido a quedas incidentais. Eles descobriram que a hiponatremia foi um fator em quase 10% desses casos. O desequilíbrio de eletrólitos pode afetar nosso sistema nervoso central e levar a disfunção de marcha, estado mental alterado e fraqueza muscular - os quais aumentam o risco de quedas.