casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Citrulina e Óxido Nítrico

A citrulina é um aminoácido produzido pelo organismo como subproduto da síntese de outro aminoácido, a arginina. Este evento é possível graças a óxido nítrico sintases, ou NOS, uma classe de enzimas que sintetizam o óxido nítrico da L-arginina, uma forma de arginina. A relação entre citrulina e óxido nítrico afeta o corpo de várias maneiras. De fato, ambos influenciam a saúde do coração e a função sexual masculina.

Efeitos Biológicos

A citrulina é essencial para a produção de arginina, que ajuda a proteger a saúde do coração ao relaxar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação. Por sua vez, a arginina é necessária para produzir o óxido nítrico, que também atua como um vasodilatador natural. O óxido nítrico também está envolvido na sinalização de moléculas nas células. O excesso de óxido nítrico, no entanto, pode causar danos vasculares e neurais. De fato, níveis cronicamente altos de óxido nítrico estão associados a um risco aumentado de doença neurodegenerativa, como Alzheimer, Parkinson e Huntington.

Diagnóstico de Valor

Embora a citrulina não esteja normalmente presente em proteínas, pode infiltrar algumas proteínas como resultado da citrulinação, um processo precipitado por um grupo diferente de enzimas que se tornam ativas quando as células morrem ou ficam inflamadas. Em resposta, o corpo produz anticorpos para essas proteínas. Isso significa que um nível elevado de anticorpos anti-proteína citrulinada pode sinalizar a presença da doença antes mesmo de os sintomas aparecerem. Isso é significativo em termos de valor diagnóstico, já que pessoas com artrite reumatóide, por exemplo, têm níveis de ACPA mais altos que o normal, porque as proteínas fibrina e vimentina são vulneráveis ​​à citrulinação. Da mesma forma, baixos níveis de óxido nítrico sugerem que há citrulina e arginina disponíveis. Por outro lado, níveis elevados de citrulina indicam uma deficiência de argininosuccinato sintase, que causa uma doença hereditária chamada citrulinemia. De acordo com Michael Xuehai Ye, Ph.D., e colegas pesquisadores do Instituto de Pesquisa Infantil em Washington, DC, a citrulinemia geralmente leva a coma e morte em recém-nascidos em poucos dias, a menos que a terapia gênica seja administrada dentro de horas após o nascimento.

Aumentar o consumo de citrulina aumentará os níveis de óxido nítrico através da conversão de arginina, o que pode beneficiar pessoas com pressão alta e outras condições cardiovasculares. O aumento dos níveis de óxido nítrico também pode ajudar a prevenir e tratar a disfunção erétil nos homens, uma vez que melhora o fluxo sanguíneo, o mesmo efeito produzido pelo medicamento Viagra. Na edição de janeiro de 2009 do "American Journal of Clinical Nutrition", pesquisadores da Universidade de Arkansas para Ciências Médicas relataram que pacientes com sepse ou choque séptico têm níveis severamente baixos de citrulina e, portanto, baixos níveis de arginina e óxido nítrico. Os cientistas especulam que a terapia nutricional com citrulina para restaurar o metabolismo de arginina e óxido nítrico pode ser benéfica em tais casos.

Fontes alimentares

A melancia é uma fonte natural de citrulina. Infelizmente, mais desta substância reside na casca do que na carne. Novas variedades de melancia estão sendo desenvolvidas e conterão mais citrulina na fruta.