casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

A creatina pode elevar os níveis de colesterol?

Altos níveis de colesterol total são um sinal de alerta de doença em potencial, mas existem alguns tipos de colesterol que você deseja elevar. A lipoproteína de alta densidade, ou HDL, é conhecida como colesterol bom porque ajuda a reduzir os níveis de lipoproteínas de baixa densidade, o LDL, o colesterol que pode contribuir para doenças cardíacas. Muitos alimentos e suplementos têm efeito sobre os níveis de colesterol; alguns são positivos, enquanto outros não são. A creatina é muitas vezes encontrada como um suplemento que pode afetar favoravelmente os níveis de colesterol.

A creatina é um tipo de aminoácido encontrado principalmente nos músculos do corpo. Muitos atletas usam creatina para apoiar a massa muscular e aumentar a capacidade de exercício, porque forma um composto que pode aumentar a energia em atividades como levantamento de peso ou corrida. Seu uso como suplemento de aumento de poder é controverso entre algumas associações esportivas universitárias e profissionais. De acordo com o serviço MedlinePlus do National Institutes of Health, a creatina também pode trabalhar para melhorar os níveis de colesterol alto.

A creatina afeta os níveis de colesterol, mas não necessariamente elevando os níveis de colesterol ruim; Em vez disso, a creatina é usada às vezes para diminuir os altos níveis de colesterol total. Segundo o site do Sistema de Saúde da Universidade de Michigan, um estudo de 1996 da CP Earnest et al., Publicado na revista Clinical Science, descobriu que tomar 5g de creatina combinada com glicose quatro vezes ao dia, seguida de duas vezes ao dia por 51 dias. relatou reduções significativas nos triglicerídeos, um tipo de colesterol encontrado na corrente sanguínea que, em quantidades excessivas, contribui para a saúde ruim.

Você pode ajudar seu colesterol total aumentando a quantidade de exercício que você faz. De acordo com MayoClinic.com, 30 minutos de exercício cinco vezes por semana podem aumentar o colesterol HDL, o tipo que reduz o acúmulo de placas de gordura na corrente sanguínea. Porque algumas pessoas usam creatina para promover a força muscular durante o exercício, o uso de suplementos de creatina pode promover mais exercício, o que pode aumentar os níveis de colesterol HDL.

Fontes

O corpo cria algumas das creatinas que você precisa através do fígado, rins e pâncreas. O resto pode ser adquirido através da sua dieta. A creatina é encontrada em fontes de carne, como carne magra e vermelha; peixe, incluindo salmão, arenque e atum; e jogo selvagem. Você também pode tomar creatina em forma de suplemento, que vem em várias preparações. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, a creatina está disponível como uma dose de carga inicial, que entre os adultos é de aproximadamente 5 g quatro vezes por dia, seguido por uma dose de manutenção regular de 2 a 5 g por dia. Para reduzir o colesterol, você pode tomar 20 a 25 g de creatina diariamente por cinco dias, seguido por uma dose de manutenção de 5 a 10 g por dia.

Considerações

Consulte o seu médico sobre tomar suplementos de creatina para o seu colesterol. Os efeitos colaterais da creatina incluem cãibras musculares, tontura, pressão alta e náusea. O uso excessivo de creatina pode causar um colapso do tecido muscular, o que pode levar a danos nos rins. Suplementos de creatina também podem limitar a capacidade do corpo de produzir o seu próprio, então, embora você possa sentir que está adicionando creatina ao seu corpo para ajudar com o colesterol, você pode eventualmente reduzir sua quantidade total.