casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Lipídios Elevados e Hiperlipidemia

Lipídios são substâncias gordurosas que não podem se dissolver no sangue e, portanto, circulam pelo corpo na corrente sanguínea. O corpo precisa de lipídios em pequenas quantidades para realizar numerosos processos celulares e funções corporais diferentes. Quando os níveis de lipídios ficam muito altos, no entanto, isso pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas. Os níveis elevados de lipídios no sangue são referidos como hiperlipidemia.

Tipos de lipídios e lipoproteínas

O corpo contém quatro tipos principais de lipídios. Estes lípidos incluem colesterol, ésteres de colesterol, fosfolípidos e triglicéridos. As lipoproteínas são moléculas grandes que transportam os lipídios através da corrente sanguínea. Existem várias lipoproteínas disponíveis também. As lipoproteínas mais conhecidas são as lipoproteínas de baixa densidade e as lipoproteínas de alta densidade, comumente chamadas de LDL e HDL, respectivamente. As outras lipoproteínas incluem quilomícrons, lipoproteínas de densidade muito baixa, ou VLDL, e lipoproteínas de densidade intermediária, ou IDL.

Tipos de hiperlipidemia

A hiperlipidemia pode ser categorizada em diferentes formas com base em quais lipídios estão elevados. o sangue. Quando a elevação envolve várias das categorias lipídicas, é referida como hiperlipidemia. Quando o colesterol é o único lipídio que é elevado no sangue, é referido como hipercolesterolemia. Os altos níveis de triglicérides no sangue são chamados hipertrigliceridemia.

Causas

Uma das causas mais comuns de níveis elevados de lipídios é o excesso de peso. As pessoas com excesso de peso ou obesas tendem a ter níveis lipídicos mais elevados do que aqueles com um peso saudável. Dietas ricas em gordura saturada e colesterol também levam ao desenvolvimento de hiperlipidemia. Outras causas de hiperlipidemia incluem certos medicamentos, tabagismo, uso excessivo de álcool, falta de exercício e doenças crônicas, como hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos e doença renal. De acordo com o Medline Plus, vários distúrbios genéticos diferentes podem causar níveis lipídicos anormais no corpo também.

Complicações

A hiperlipidemia pode levar ao desenvolvimento de uma doença chamada aterosclerose. Quando os níveis de lipídios no sangue são altos, isso danifica as paredes das artérias. Quando as artérias estão danificadas, elas são mais suscetíveis ao acúmulo de placa. Quando a placa se acumula nas artérias, ela pode eventualmente endurecer, fazendo com que as artérias percam elasticidade e flexibilidade. As artérias endurecidas dificultam o fluxo sanguíneo e podem levar ao desenvolvimento de doença arterial coronariana e aumentar suas chances de ataque cardíaco e derrame. O primeiro passo no tratamento da hiperlipidemia é fazer várias mudanças na dieta e no estilo de vida. Evitar gorduras saturadas e colesterol é importante na redução dos níveis de lipídios no sangue. Aumentar o exercício diário, diminuir o consumo de álcool e parar de fumar são outras medidas importantes que você pode tomar para reduzir os níveis de lipídios. Se as mudanças na dieta e no estilo de vida não forem suficientes, medicamentos para baixar os níveis de colesterol e triglicerídeos estarão disponíveis. Casos graves podem exigir cirurgia para restaurar o fluxo sangüíneo normal.