casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

É certo tomar metformina e ácido fólico?

Você precisa consumir uma quantidade regular de ácido fólico por dia para prevenir a anemia por ácido fólico ou a deficiência de ácido fólico. O medicamento prescrito metformina é principalmente prescrito para pessoas com diabetes tipo 2, e é seguro tomar junto com o ácido fólico.

Metformina A metformina é um medicamento que ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue. Os diabéticos tipo 2 que não são insulino-dependentes são frequentemente prescritos como metformina e a metformina pode ser administrada para tratar outras condições, como a síndrome dos ovários policísticos. Mulheres com esta condição têm um nível de insulina mais elevado que o normal e correm um risco aumentado de desenvolver diabetes.

Ácido Fólico

Suplementos de ácido fólico, além de alimentos ricos em folato, trabalham para prevenir ou tratar o ácido fólico deficiência, minimizando o risco de desenvolver anemia por ácido fólico. Durante a gravidez, as mulheres são obrigadas a tomar suplementos de ácido fólico para minimizar o risco de defeitos congênitos. De acordo com Drugs.com, o ácido fólico não interage com metformina, então você pode ter os dois juntos com segurança. No entanto, você deve consultar seu médico se estiver tomando multivitaminas que contenham ácido fólico ou se estiver tomando qualquer outro medicamento.

Considerações

Embora não haja interações medicamentosas conhecidas entre o ácido fólico e a metformina, se você não se sente confortável em tomar os dois medicamentos juntos, tomar seu ácido fólico pela manhã juntamente com uma refeição e sua metformina mais tarde com uma refeição separada. Não exceda a dose prescrita de metformina ou ácido fólico, uma vez que o excesso pode causar efeitos adversos na sua saúde.

Se você estiver tomando ácido fólico ou metformina e apresentar sintomas como falta de ar, náusea vômitos, dor de cabeça intensa, dor abdominal, diarréia, constipação ou tontura, procure atendimento de emergência imediatamente. Estes são sintomas de uma reação alérgica grave chamada anafilaxia. Anafilaxia não tratada pode resultar em parada respiratória ou parada cardíaca.