casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Sinais e Sintomas da Falta de Cálcio

Hipocalcemia é o termo médico para o baixo nível sérico de cálcio. As causas incluem hipoparatireoidismo, deficiência de vitamina D, hiperfosfatemia e pancreatite aguda, de acordo com Christopher O'Callaghan no livro "O Sistema Renal em um relance". Quando o sistema renal não está funcionando ou mais fosfatos entram na corrente sanguínea do que os rins podem manipular, o corpo excreta fosfatos nas fezes, bloqueando a absorção de cálcio e causando hipocalcemia. A hipocalcemia ocorre mais freqüentemente em recém-nascidos, seja nos dois primeiros dias de vida ou após cinco a dez dias. Hipocalcemia em recém-nascidos pode resultar de alimentar sua fórmula infantil, que pode conter níveis elevados de fosfatos.

Efeitos Físicos

O cálcio é necessário para a regulação da resposta muscular e função nervosa. Por conseguinte, a falta de cálcio no soro pode resultar em rigidez muscular, contrações musculares e tremores. Devido à sutileza desses sintomas, eles podem não parecer conspícuos o suficiente para indicar uma condição séria, particularmente em bebês. A hipocalcemia pode causar formigamento ou entorpecimento dos dedos das mãos e dos pés. A hipocalcemia também pode causar um intervalo QT prolongado, um tipo de arritmia cardíaca que se manifesta como um intervalo anormalmente longo entre os pontos altos e baixos do eletrocardiograma. Outros efeitos cardiovasculares incluem baixa pressão arterial e insuficiência cardíaca congestiva.

Sinais relacionados à presença de nervos da hipocalcemia incluem o sinal de Weiss e o sinal de Trousseau. O sinal de Weiss refere-se a uma hipersensibilidade do nervo facial em que metade do rosto fica tensa quando um médico bate no músculo da mandíbula daquele lado. O sinal de Trousseau, que é mais um melhor indicador de hipocalcemia do que o sinal de Weiss, ocorre quando os músculos das mãos e do antebraço se contraem em resposta a um corte diagnóstico na circulação sanguínea. sensação de bem-estar geral, resultando em mudanças comportamentais. Entre esses efeitos estão letargia, ansiedade, depressão e irritabilidade. Se você tem hipocalcemia, também pode apresentar perda de apetite e nervosismo. Essas questões podem parecer indistintas e você pode simplesmente sentir uma sensação geral de que algo está errado. Embora esses sintomas possam ser atribuídos a qualquer coisa, eles indicam de forma mais substantiva a hipocalcemia na presença de sintomas fisiológicos ou neurológicos associados.

Efeitos neurológicos

O sintoma mais agudo da hipocalcemia é a convulsão. Como o cálcio é necessário para o funcionamento e desenvolvimento neurológico, o baixo nível sérico de cálcio pode causar danos cerebrais, resultando em graves complicações neurológicas. Como a hipocalcemia pode ser difícil de identificar, particularmente em bebês, você pode não perceber isso até o início desses sintomas graves.

, , ] ]