casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Sinais e Sintomas de Deficiência de Tiamina

A deficiência de tiamina ou vitamina B1 é rara, agora que muitos alimentos hoje vêm enriquecidos ou enriquecidos com vitaminas. As condições conhecidas como beribéri e síndrome de Wernicke-Korsakoff ocorrem devido à deficiência de tiamina. A deficiência de tiamina é altamente evitável para a maioria, embora alguns nasçam com uma condição conhecida como beribéri genético, na qual o corpo perde sua capacidade de absorver tiamina nos alimentos. Os médicos tratam os pacientes que têm deficiência de tiamina com suplementos vitamínicos. Os primeiros sintomas da deficiência de tiamina são fáceis de perder porque são tão inespecíficos. Eles podem incluir fadiga, irritabilidade, distúrbios do sono e até mesmo desconforto abdominal - todos os sintomas que podem facilmente descrever uma série de outras condições e doenças.

Sintomas do Beribéri

​​Existem dois tipos de beribéri. O beribéri úmido afeta o sistema cardiovascular e a secura afeta o sistema nervoso central. Os sintomas do beribéri úmido incluem falta de ar após a atividade, inchaço das pernas e dificuldade para caminhar e dormência nas mãos e pés. Beribéri seco pode causar paralisia na parte inferior das pernas e causar vômitos, bem como movimentos oculares incontroláveis ​​e dificuldades na fala.

Síndrome de Wernicke-Korsakoff

Encefalopatia de Wernicke e síndrome de Korsakoff são condições diferentes que andam de mãos dadas e causam dano cerebral por falta de tiamina. A síndrome de Korsakoff ocorre quando a deficiência de tiamina afeta a parte do cérebro que lida com a memória. Os sintomas podem incluir uma incapacidade de fazer novas memórias ou de lembrar os antigos, alucinações e inventar histórias. A encefalopatia de Wernicke causa danos às regiões do cérebro do tálamo e do hipotálamo e pode causar tremores nas pernas e alterações na visão, como visão dupla, queda da pálpebra e movimentos oculares alternados semelhantes aos do beribéri seco. p> Estas condições são mais comuns em alcoólatras porque o álcool extra dificulta a absorção e o armazenamento de tiamina pelo organismo. Nos países em desenvolvimento, a deficiência de tiamina também ocorre entre pessoas cuja dieta consiste principalmente de arroz branco ou carboidratos altamente refinados. As pessoas em diálise ou aquelas que abusam de diuréticos também correm maior risco de deficiência de tiamina.