casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Reação alérgica a calçados

Se você tiver bolhas secas, vermelhas, rachadas ou doloridas em seus pés por causa de um par de sapatos, é possível que você tenha uma reação alérgica a elas. Esta pode ser uma experiência desagradável, especialmente se você tiver que usar os sapatos por um longo período de tempo ou tiver uma reação ruim a eles. Um número de aspectos dos sapatos pode causar a reação alérgica, e encontrar a causa exata irá ajudá-lo a evitar uma fuga futura.

Potenciais Causas

Sapatos contêm muitos alérgenos comuns e irritantes que podem estar causando fugas em sua pele. O níquel é o metal mais comum que causa reações alérgicas na pele, de acordo com a World Allergy Organization. Se seus sapatos tiverem fechos de metal, é possível que eles contenham níquel. Tênis podem conter borracha, adesivos ou corantes que causam a reação. Os cromados utilizados como agente de bronzeamento em sapatos de couro podem ser outra possível causa da sua alergia ao calçado. Em 2010, o “Dermatology Online Journal” relatou alguns casos de rompimento dos pés das pessoas depois que eles entraram em contato com sapatos com sachês de dimetilfumarato, que mantêm os sapatos sem umidade.

Tratamento

Se você tem uma fuga que você suspeito é de seus sapatos, pare de usar os sapatos. Se sua reação alérgica é leve o suficiente para que você não precise de atenção médica, aplique uma compressa fria e úmida na área para acalmá-la. Evite arranhar, esfregar ou expor a área a água quente ou sabonetes. Não aplique álcool ou loção anti-séptica na área. Para reações mais severas a calçados, você pode precisar tomar anti-histamínicos ou esteróides prescritos pelo seu médico para acabar com a inflamação.

Testando

Se seus sapatos estão causando uma reação alérgica, determine qual parte o sapato está causando o problema, para que você possa evitá-lo. A Universidade de Illinois recomenda primeiro remover quaisquer itens possíveis que possam estar causando a reação alérgica e, em seguida, reintroduzindo esses itens um de cada vez para ver o que está causando a ruptura. Isso pode ser difícil com os sapatos, porque os materiais potencialmente alergênicos estão próximos e inseparáveis ​​um do outro. Seu médico também poderá realizar um teste de contato para diagnosticar melhor o alérgeno. Um teste de contato envolve a aplicação de uma pequena quantidade de um material isolado na sua pele para encontrar o culpado.

Prevenção

Depois de identificar a parte do calçado que está criando a reação alérgica, evite calçados com esse tipo. de material, adesivo ou corante neles para parar as reações. Se você não puder evitar o uso dos sapatos, limite o contato com o calçado usando meias grossas. Evite atividades que causem muita transpiração, como esporte e trabalho físico, enquanto estiver usando os sapatos.