casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Farinha de aveia e dor de cabeça

Dores de cabeça que se desenvolvem ao comer farinha de aveia são incomuns e podem ser um sinal de reação alérgica. Embora a aveia não seja um alérgeno alimentar comum, ela pode conter glúten, uma proteína que geralmente provoca uma reação alérgica ao comer trigo, mal ou centeio. Outros ingredientes na farinha de aveia também podem desencadear uma alergia alimentar, como nozes, laticínios ou soja. Dores de cabeça que se formam a partir de uma reação alérgica à farinha de aveia são o resultado da inflamação do seio. A Universidade de Maryland Medical Center afirma que qualquer alimento pode desencadear uma reação alérgica que pode resultar em uma grande variedade de sintomas. A causa de uma reação alérgica relacionada a alimentos é um sistema imunológico excessivamente sensível a uma ou mais proteínas da farinha de aveia. O sistema imunológico identifica as proteínas como substâncias perigosas e uma ameaça ao corpo e reage atacando as proteínas. Os anticorpos da imunoglobulina E desencadeiam uma reação química por todo o corpo, fazendo com que os glóbulos brancos produzam histamina, de acordo com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia. A histamina é uma substância química que protege o corpo contra infecções, mas também aumenta a inflamação.

Cefaleias

O resultado da liberação de histamina no tecido nasal é o inchaço e a inflamação causada pelo aumento do fluxo sangüíneo. Pouco depois de comer aveia, você pode desenvolver um nariz entupido que é bloqueado pelo tecido do seio inchado. A histamina também faz com que as membranas mucosas aumentem a quantidade de muco criada nas passagens nasais, o que complica o problema porque o muco excessivo não pode drenar para fora do nariz. Essas duas ações criam uma quantidade anormal de pressão em toda a cabeça que causa dor. Cefaleias sinusais causam dor principalmente na testa e atrás dos olhos e maçãs do rosto.

Seu médico irá recomendar testes de alergia para determinar a proteína exata que está desencadeando a reação alérgica que está causando dor sinusal. Testes cutâneos são comumente realizados para ver como a pele reage quando uma pequena quantidade de proteínas de aveia é colocada sob sua pele. Se a pele ficar inflamada, desenvolver protuberâncias ou ficar com coceira, você poderá ter uma alergia. Testes de sangue serão realizados para confirmar e diagnosticar clinicamente quais proteínas causam uma reação alérgica em seu corpo.

Uma vez identificado, você será aconselhado pelo seu médico a eliminar todos os alimentos que contenham as proteínas que desencadeiam. uma alergia. As cefaleias sinusais são comumente tratadas com anti-histamínicos para reduzir os níveis de histamina, descongestionantes para reduzir o inchaço nos tecidos sinusais e analgésicos para aliviar qualquer dor.