casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos colaterais da ingestão de aloe

O líquido derivado da folha da planta Aloe vera - também chamado de aloe latex ou suco de aloe - pode ser ingerido como suplemento de saúde. Historicamente, aloe tem sido consumido como um tratamento para a constipação. Deve-se notar, no entanto, que em 2002 a Food and Drug Administration dos EUA considerou laxantes sem aloe que contêm insegurança. Consulte o seu médico para mais informações sobre os efeitos colaterais do consumo de aloe.

Cólicas abdominais

Oral aloe-administrado funciona estimulando os músculos digestivos dentro de seus intestinos. É possível que o aloe ingerido estimule excessivamente esses músculos, levando a fortes cãibras abdominais. Cólicas abdominais também podem causar náuseas ou um apetite diminuído em certas pessoas. Procure atendimento de seu médico se persistirem fortes cãibras abdominais. Este efeito colateral da ingestão de aloe pode ser indicativo de uma condição de saúde subjacente, como uma úlcera de estômago ou apendicite.

Diarreia

English Language Spanish Language Portuguese Language Japanese Language logo Diarréia A irritação intestinal causada pela ingestão de aloe pode resultar em diarréia. Movimentos intestinais frouxos, frequentes e urgentes podem prejudicar sua rotina diária normal. Episódios de diarréia também podem ser acompanhados por cólicas abdominais, inchaço, dor ou perda de apetite. Se a diarréia persistir, seu corpo pode não reter os eletrólitos de que necessita para continuar funcionando normalmente, colocando-o em risco de desenvolver desidratação. Procure atendimento do seu médico se tiver sede excessiva, fadiga, dor de cabeça ou boca seca, ou se a diarréia continuar por mais de dois dias.

Efeitos Adversos Graves

Tratamento prolongado ou excessivo administrado por via oral aloe pode causar efeitos colaterais adversos graves. A ingestão de suplementos de aloe em longo prazo pode resultar em níveis diminuídos de potássio, problemas cardíacos, danos nos rins, perda de peso não intencional e fraqueza muscular. Complicações médicas com risco de vida também podem surgir se você tomar 1 g ou mais de aloe por dia durante um período de vários dias. Como resultado desses efeitos colaterais graves, o tratamento prolongado com suplementos de aloe deve ser evitado. Procure atendimento médico imediato se você desenvolver qualquer um desses efeitos adversos graves após a ingestão de aloe.

Contraindicações

Informe o seu médico de quaisquer problemas médicos que possa ter antes de consumir aloe. As mulheres que estão grávidas ou amamentando não devem ingerir aloe, pois a segurança deste suplemento em gestantes ainda não foi totalmente avaliada. A menos que seja aconselhado por um médico, o tratamento com aloe também deve ser evitado se você tem diabetes, hemorróidas, danos ou doença nos rins, ou qualquer problema intestinal, como a doença de Crohn ou obstrução intestinal.