casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Causas de esporões ósseos na coluna lombar

Os esporões ósseos, também conhecidos como osteófitos, são excrescências ósseas que se formam nas bordas dos ossos através da quebra típica do desgaste e do processo de envelhecimento do sistema esquelético. De acordo com a Spine Health, esporões ósseos são bastante comuns em indivíduos com mais de 60 anos, mas nem sempre resultam em dores nas costas. Esses crescimentos ósseos não são dolorosos em si mesmos, mas podem pressionar as estruturas próximas, como os nervos, e causar dor ou outros sintomas. Devido à alta quantidade de movimento e estresse na área, a coluna lombar prova-se particularmente suscetível ao desenvolvimento de esporões ósseos.

Osteoartrite

A osteoartrite é um processo de desarranjo que leva à distração da cartilagem que separa ossos individuais. Quando a cartilagem é destruída, permite que os ossos se esfreguem e ocorre desgaste excessivo, levando à formação de esporões. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, a osteoartrite prova a forma mais comum de artrite e muitos adultos com mais de 50 anos desenvolverão alguma degeneração na coluna lombar. Excesso de peso, lesões ou declínio postural podem levar à formação de osteoartrite.

DISH

A hiperostose esquelética idiopática difusa ou DISH é um processo de doença que muitas vezes leva a grandes esporões ósseos em toda a coluna vertebral. Esta doença causa calcificação ou endurecimento dos ligamentos nos pontos de fixação na coluna que se desenvolvem em esporões ósseos. Os primeiros sintomas da DISH incluem rigidez e dor e perda de amplitude de movimento. De acordo com a Ohio Health Online, ainda não está claro o que causa DISH, mas existem certos fatores de risco que podem aumentar o risco de desenvolvê-lo. Esses fatores incluem ser do sexo masculino, uso prolongado de medicações retinóides, diabetes e idade avançada, já que a maioria dos pacientes tem mais de 50 anos. Os esporões ósseos que se desenvolvem com DISH podem se tornar grandes e fluidos e causar uma variedade de sintomas. Envelhecimento

A maioria dos esporões ósseos resulta de algum processo da doença, mas eles podem se desenvolver por conta própria na ausência de doença. Eles foram encontrados em adultos mais velhos que não têm sinais de osteoartrite ou outras doenças, de acordo com MayoClinic.com. À medida que o corpo envelhece, as articulações tornam-se menos estáveis ​​e não suportam mais os movimentos estressantes. A resposta normal do corpo à instabilidade em uma articulação é produzir osso novo em um esforço para estabilizar e fortalecer a área. Os esporões ósseos geralmente resultam desse processo. Permanecer móvel e ativo durante os últimos anos de vida através de exercícios consistentes pode ajudar a prevenir a formação de esporões ósseos.