casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Perda Óssea Dentária e Coenzima Q10

A doença periodontal pode causar estragos nas gengivas e nos dentes de uma pessoa, causando às vezes danos permanentes nos dentes ou até mesmo perda. Enquanto muitos tratamentos tradicionais para esta doença incluem antibióticos e procedimentos odontológicos, há algumas evidências de que a coenzima antioxidante Q10 também pode desempenhar um papel no controle dos sintomas. Converse com seu médico ou dentista sobre coenzima Q10 antes de tentar isso.

Uma variedade de distúrbios, incluindo a doença periodontal comum, pode causar perda óssea dental. A doença periodontal é generalizada nos Estados Unidos, de acordo com informações de 2010 do Instituto Nacional de Pesquisa Dental e Craniofacial. Em suas formas mais leves, causa inchaço e sensibilidade nas gengivas. Em suas formas mais severas, no entanto, a doença periodontal causa uma reação imune na qual as células do corpo atacam as estruturas dos próprios dentes, incluindo os ossos e tecidos que os mantêm no lugar. Qualquer pessoa pode ter uma doença periodontal, embora o tabagismo e doenças como a diabetes possam aumentar o seu risco. Além disso, há algumas evidências de que aqueles com a doença podem ser deficientes na substância coenzima Q10, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center.

Coenzima Q10 Função

Coenzima Q10, abreviada como CoQ10, ajuda produzem energia celular, que células, incluindo as da gengiva, requerem para o funcionamento normal. Coenzima Q10 está presente em todo o seu corpo. Você não precisa tomar um suplemento para obter CoQ10 suficiente. A maioria das pessoas obtém o suficiente de suas dietas, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. A CoQ10 é encontrada em alimentos como fígado, peixe e grãos integrais. Além de suas propriedades de aumento da energia celular, CoQ10 é um tipo de antioxidante - uma substância pensada para livrar o corpo de radicais livres que aumentam o dano celular.

Coenzima Q10 e os dentes

CoQ10 tem sido estudado para seus efeitos na doença periodontal, com alguns resultados positivos. Embora a pesquisa seja limitada, MayoClinic.com informa que a CoQ10 pode ajudar a tratar a doença como um suplemento oral ou aplicado diretamente nas gengivas. No entanto, mais estudos são necessários antes de tirar conclusões fortes sobre a eficácia da CoQ10 na doença periodontal. Além disso, a UMMC observa que, em alguns pequenos estudos clínicos, os suplementos de CoQ10 causaram uma cicatrização mais rápida e a reparação tecidual naqueles com doença gengival. Na verdade, enxaguatórios orais que contêm CoQ10, além de outros ingredientes, são comumente prescritos para o tratamento da doença periodontal.

Recomendações

Converse com seu médico sobre a CoQ10 antes de experimentá-la. Embora você possa comprar alguns formulários sem receita médica, você pode precisar de ajuda para escolher o suplemento que melhor atenda às suas necessidades. Seu dentista pode preferir que você use um gel tópico sobre um suplemento oral, ou pode prescrever uma versão mais forte. Tomando CoQ10 sem orientação médica pode ser perigoso, pois pode interferir com certos medicamentos, incluindo aqueles que regulam sua pressão arterial. Também pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em algumas pessoas, o que pode causar complicações de saúde se você for diabético. Há pouco dano, no entanto, em aumentar a quantidade de alimentos ricos em CoQ10 em sua dieta. Converse com seu médico ou dentista para mais orientações.