casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como curar cristais da orelha interna

Cristais de orelha (otólito ou otoconia) são minúsculos cristais de carbonato de cálcio /calcita embutidos na membrana otolítica gelatinosa no ouvido interno. Os órgãos otolíticos (o utrículo e o sáculo) são o que permite discernir o caminho até quando os olhos estão fechados. Se uma ou mais otocônias escaparem da membrana otolítica para o fluido da orelha interna e estimularem o canal auditivo semicircular, o resultado pode ser uma sensação de vertigem rotacional, conhecida como Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB).

Peça ao seu médico para lhe dar o teste Dix-Hallpike. Isso envolve você deitado de costas com a cabeça de 45 graus para um lado e 20 graus para trás. Se ele testemunhar uma explosão de nistagmo (os olhos saltam para cima e torcem de repente), então o teste é positivo para VPPB. Ele provavelmente solicitará exames laboratoriais (um ENG – eletronistagmografia - entre outros) para descartar qualquer condição médica mais grave.

Alguns especialistas dizem que a VPPB causada pela otoconia pode se resolver depois um mês ou dois, que a otoconia pode ser reabsorvida por “células escuras” no labirinto do ouvido interno. Se você decidir esperar, modifique seu comportamento para evitar situações que possam causar tontura e vertigem. Sono apoiado em dois ou mais travesseiros, evite curvar-se e evite outras ações que você tenha percebido que desencadeiam os sintomas.

Se você optar pelo tratamento, uma opção é a Manobra de Semont. . É realizado por um médico ou fisioterapeuta e leva cerca de 15 minutos. Enquanto está deitado, você é movido rapidamente de um lado para o outro em posições específicas. Mostrou-se ser 90% eficaz depois de quatro sessões.

Outro tratamento é a Manobra de Epley (inventada pelo Dr. John Epley). Envolve deitar-se e o seu médico virar a cabeça para quatro posições diferentes sequencialmente durante cerca de 30 segundos cada. Este tratamento é 80% eficaz, com uma taxa de recorrência dentro de um ano após o tratamento de cerca de 30%.

A manobra de Gans (inventada por R. Gans PhD) é outro tratamento; é realizado com menos frequência que o Semont ou o Epley e é um híbrido dos dois. Não há documentação suficiente desse tratamento para estabelecer sua taxa de sucesso.

Após o tratamento, espere no consultório por 10 minutos antes de alguém levá-lo para casa. Durma com a cabeça inclinada para trás em um ângulo de 45 graus na noite após o tratamento. Tente manter a cabeça na vertical o máximo possível no dia seguinte ao tratamento.

Dica

Se o seu médico não estiver familiarizado com os tratamentos para VPPB, você pode entrar em contato com a Associação de Desordens Vestibulares. (VEDA) para uma referência. (Ver referência 2.)

A causa mais comum de VPPB para menores de 50 anos é lesão na cabeça, por isso é importante que você consulte um médico para ser examinado por qualquer dano sério ao seu ouvido ou cabeça. >

Avisos

Não tente realizar os tratamentos sem um médico. Compressão das artérias vertebrais pode ocorrer produzindo sintomas como fraqueza, dormência e alterações visuais, e em alguns casos, um acidente vascular cerebral pode ocorrer.