casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

A segurança da luteína

A luteína é um tipo de pigmento vegetal e serve como um antioxidante que pode ajudar a proteger as células contra danos quando usado como suplemento medicinal. Tradicionalmente, a luteína tem sido usada para promover a saúde ocular e prevenir a deficiência de luteína. A pesquisa atual citada pelo Memorial Sloan-Kettering Cancer Center sugere que a suplementação de luteína também pode ajudar a prevenir a catarata e a degeneração macular - duas doenças oculares comuns que podem causar cegueira. Antes de adicionar este suplemento à sua dieta, converse com seu médico sobre a segurança da luteína.

Efeitos colaterais negativos

Normalmente, as pessoas não experimentam efeitos colaterais negativos quando usam suplementos de luteína conforme as instruções. Se você tomar muita luteína ou receber tratamento com este suplemento por um período prolongado de tempo, pode acumular-se na corrente sanguínea. Níveis sanguíneos elevados de carotenóides - incluindo a luteína - podem causar uma descoloração amarela incomum da pele, uma condição chamada carotenodermia. Embora a carotenodermia seja um efeito colateral temporário, ela pode ser embaraçosa ou incômoda. Sua pele retornará à sua cor natural uma vez que os níveis sanguíneos de luteína diminuam e voltem ao normal.

Contraindicações

Dependendo do seu estado de saúde atual, o tratamento com suplementos de luteína pode não ser apropriado. Discuta quaisquer preocupações médicas que você tenha com seu médico antes de tomar luteína. A segurança e a eficácia deste suplemento não foram avaliadas durante a gravidez. Mulheres grávidas ou lactantes devem evitar o tratamento com suplementos de luteína.

Interações com outras medicações

Os suplementos naturais podem interferir na absorção ou eficácia de outros medicamentos que você pode tomar. Deixe seu médico saber quais outras drogas ou suplementos você toma antes de iniciar o tratamento com luteína. Os profissionais de saúde do Sistema de Saúde da Universidade de Michigan indicam que não há interações medicamentosas bem conhecidas associadas à luteína em janeiro de 2011.

Dosagem

Sempre consulte o seu médico para determinar quanto luteína deve tomar em um diariamente. A dose recomendada de luteína para adultos interessados em prevenir o aparecimento de degeneração macular relacionada à idade ou catarata é de 6 mg por dia. Pessoas com degeneração macular relacionada à idade podem tomar 10 mg de luteína por dia para ajudar a reduzir os sintomas. No entanto, dados adicionais de ensaios clínicos em humanos são necessários para demonstrar que essas doses recomendadas de luteína efetivamente previnem ou tratam doenças oculares. , , ] ]