casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos colaterais da inalação de mofo

Moldes são organismos que se reproduzem liberando esporos que criam colônias de fungos quando os esporos se instalam em superfícies úmidas. O aumento do número de colônias de fungos pode destruir as superfícies das quais se alimentam e digerem. Durante seu ciclo de vida, as colônias de fungos podem causar problemas médicos significativos. Estas podem ser reações aos esporos ou às micotoxinas, que são subprodutos químicos perigosos do mofo que, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, podem causar a morte em humanos e animais. A inalação de mofo pode ser perigosa e causar efeitos colaterais crônicos.

Reações alérgicas

A inalação de mofo pode causar reações alérgicas, mesmo em pessoas que nunca tiveram alergias. A exposição continuada, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental, pode levar ao aumento da sensibilidade e agravamento dos sintomas. A reação alérgica ao mofo pode causar dores de cabeça, espirros, nariz escorrendo e urticária, que são indicações de uma resposta histamínica a um alérgeno. Além disso, a inalação de esporos de fungos pode irritar o trato brônquico e desencadear ataques de asma.

Pneumonite por hipersensibilidade

A pneumonite por hipersensibilidade é uma doença pulmonar caracterizada pela inflamação dos pulmões. A pneumonite por hipersensibilidade crônica pode levar à formação de cicatrizes nos pulmões, uma condição irreversível que diminui a capacidade pulmonar. Pneumonite de hipersensibilidade aguda produz febre, calafrios e tosse e geralmente resolve por conta própria, uma vez que o indivíduo não está mais exposto ao molde.

Sinusite

A sinusite é causada pela inalação de um irritante. Os esporos de fungos entram na cavidade nasal e migram para uma das quatro cavidades sinusais. Os tecidos dos seios se tornam inflamados e inchados, e a pressão resultante causa dor. Uma pessoa que sofre de sinusite experimenta sinusite e descarga nasal e estes podem levar à infecção.

Problemas Cognitivos e de Humor

A exposição ao mofo, de acordo com o Departamento de Saúde da Flórida, pode causar problemas cognitivos, como a memória perda e alterações de humor. Em alguns indivíduos, isso pode levar à depressão, fadiga e perda de interesse em atividades cotidianas. As micotoxinas podem causar distúrbios do sono e, se não forem tratadas, podem levar a problemas neurológicos, como dificuldade de equilíbrio e dificuldade para caminhar.

Micotoxinas

As micotoxinas, de acordo com o "Journal of Environmental Health", podem ser incorporadas revestimento mucoso do sistema digestivo. Isso pode causar sintomas como diarréia, náusea, vômitos, hemorragia interna e valores anormais de fígado. Se o seu corpo já estiver imunocomprometido por esses sintomas, você corre um risco maior de infecção sistêmica, que é potencialmente fatal.

, , ] ]