casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como parar a náusea sem remédio

A náusea é a sensação enjoativa de que você pode vomitar em breve. Uma variedade de condições pode levar à náusea, a maioria transitória e não grave, como enjôo, indigestão, infecção viral ou estresse. Nestes casos, o tratamento em casa pode ser suficiente, e você pode evitar o uso de medicamentos prescritos ou até mesmo sem prescrição médica. É importante, no entanto, estar ciente dos sinais que sugerem que a náusea é de uma origem mais séria, para que você possa entrar em contato com um profissional de saúde se for necessário.

Evite enjôo em primeiro lugar , especialmente se você teve um problema com isso recentemente. Divida sua ingestão de alimentos em pequenas refeições espalhadas ao longo do dia, em vez de comer três refeições grandes e coma devagar a cada sessão, recomenda a Cleveland Clinic. Experimente refeições frias ou à temperatura ambiente em vez de refeições quentes, pois o cheiro de comida aquecida pode provocar náuseas em algumas pessoas. Descanse depois de comer, apoiando a cabeça cerca de 30 cm acima dos pés.

Descarte causas graves. Exemplos, de acordo com a Cleveland Clinic, incluem meningite, encefalite, apendicite e tumores cerebrais. Chame um médico imediatamente se tiver sangue no vômito, dor de cabeça intensa, rigidez no pescoço, confusão, letargia ou respiração rápida ou pulso. Também ligue se você estiver vomitando por 24 horas ou mais.

Tente remédios caseiros. Comer alimentos leves e sem graça, como pão simples ou bolachas e evitar frituras e doces, pode ajudar a aliviar os sintomas. As bebidas que contenham açúcar podem ter um efeito calmante sobre o estômago e ajudar a evitar o vômito; portanto, experimente refrigerante ou suco de frutas, exceto grapefruit e suco de laranja, que são muito ácidos. Para ter certeza de que você mantém uma nutrição adequada, coma itens de todos os grupos de alimentos até o ponto de tolerá-los.

Cuide bem de você mesmo se o vômito tiver começado. Fique longe de comidas sólidas até seis horas sem vomitar, de acordo com o Medline Plus, um serviço da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA e do National Institutes of Health. Aumente gradualmente a ingestão de líquidos claros, embora não muito depressa, já que, de acordo com o Medline, "alongar o estômago pode piorar a náusea e o vômito". Pare temporariamente de usar medicamentos orais, pois eles podem irritar o revestimento do estômago. E, claro, atrasar as atividades que você planejou para que você possa dar ao seu corpo uma oportunidade de recarregar.

Mesmo depois de náuseas e vômitos terem parado, fique atento aos sinais de desidratação. Os sinais incluem aumento da sede, boca seca, micção pouco frequente, urina amarela escura, perda da elasticidade da pele normal e uma aparência afundada nos olhos, de acordo com a Medline. A desidratação pode ser uma viagem para o consultório médico e administração de fluidos intravenosos, se for grave o suficiente.

Dica

Se você é uma mulher em idade fértil, tenha em mente que náusea pode ser um sinal precoce de gravidez.

Advertências

Esteja especialmente ciente da possibilidade de desidratação se náuseas e vômitos forem acompanhados por diarréia; a combinação pode rapidamente esgotar seu corpo de fluidos necessários.