casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Possíveis complicações do frio e da gripe

A maioria dos resfriados não causa complicações além de pequenos inconvenientes, como dias perdidos na escola ou no trabalho. A gripe, no entanto, pode representar complicações mais sérias, embora a maioria das pessoas se recupere dentro de uma semana ou duas sem problemas.

Frios

Adultos com resfriado às vezes desenvolvem coinfecções bacterianas, como pneumonia, infecções de ouvido , dor de garganta e sinusite (inflamação dos seios). Até 2 por cento dos resfriados se tornam sinusite. A sinusite geralmente é diagnosticada com base na duração dos sintomas. O fator-chave em relação à sinusite é por quanto tempo os seios estão congestionados, dando tempo para que as bactérias cresçam no muco. Os sintomas adicionais são muco descolorido (verde ou marrom, possivelmente com sangue), gosto metálico na boca, perda do olfato e paladar, dor nos dentes superiores se os seios maxilares estiverem envolvidos, dor no rosto e febre.

crianças com resfriados não desenvolvem complicações. Se uma criança desenvolver febre após o terceiro dia de um resfriado, a criança deve consultar um médico, pois pode ser uma infecção no ouvido ou nos pulmões. Até 19% das crianças com resfriado desenvolvem uma infecção bacteriana ou viral no ouvido. Se uma criança tiver tosse ou dificuldade para respirar, a pneumonia é uma possibilidade. As crianças com asma podem respirar mais com um resfriado, embora as crianças sem asma também possam respirar com resfriado. Por fim, se a congestão nasal não melhorar após 10 dias, a criança pode ter um novo vírus do resfriado, ou a sinusite pode ser considerada.

Fluorescência A gripe pode complicar mais as complicações. o paciente pode precisar de hospitalização. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, há cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e cerca de 250.000 a 500.000 mortes relacionadas à gripe por ano.

Os pacientes de maior risco tendem a ter mais complicações. Pacientes de alto risco incluem pessoas com qualquer um dos seguintes:

• Asma e outras doenças pulmonares

• Diabetes e obesidade

• Doenças cardíacas, insuficiência cardíaca congestiva e renal e problemas hepáticos

Algumas doenças do sangue, como leucemia e doença falciforme

Pessoas com menos de 19 anos de idade com a terapia a longo prazo da aspirina

Sistema imunológico enfraquecido devido a doença ou medicação, como câncer ou medicamentos para o HIV, ou com esteroides crônicos ou outras drogas imunossupressoras

• Adultos com 65 anos ou mais e crianças com menos de 5 anos, mas especialmente com menos de 2 anos de idade