casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Sinais e Sintomas dos Problemas da Valva Cardíaca

Cada uma das quatro válvulas cardíacas - aórtica, pulmonar, mitral e tricúspide - é suscetível a desenvolver problemas. Às vezes, o caminho através da válvula pode se estreitar, resultando em uma condição chamada estenose. Alternativamente, a válvula pode não fechar completamente, resultando em um refluxo ou vazamento de sangue referido como regurgitação. Pessoas com problemas nas válvulas cardíacas muitas vezes não percebem nenhum sintoma até que a condição se torne grave. Sintomas de privação de oxigênio As válvulas cardíacas danificadas afetam o fluxo normal de sangue para dentro e para fora do coração. Consequentemente, a pressão pode às vezes se acumular no ventrículo esquerdo - a parte do coração que normalmente envia sangue da aorta para o resto do corpo. Isso pode fazer com que o sangue volte para os pulmões, interferindo na capacidade de uma pessoa respirar. De acordo com CardiologyChannel.com, a falta de ar geralmente ocorre entre aqueles com estenose aórtica, embora possa ser um sintoma de problemas na valva pulmonar e mitral, também. Válvulas cardíacas severamente constritas podem limitar o fluxo sanguíneo para fora do coração a tal ponto que o cérebro fica privado de oxigênio. Isso pode causar síncope ou perda de consciência. Prolongada e grave privação de oxigênio pode causar sintomas de cianose, incluindo uma aparência azulada dos lábios ou face.

Outros órgãos também podem se privar de oxigênio, o que pode levar a sintomas de fadiga e fraqueza. Merck.com observa que o baixo débito cardíaco e a circulação sanguínea por todo o corpo podem levar algumas pessoas a desenvolver uma pele pálida e fria ao toque.

Dor torácica

Muitos tipos de problemas nas válvulas, incluindo a valva aórtica regurgitação e estenose, prolapso da válvula mitral e estenose e regurgitação valvar pulmonar, podem causar sintomas de dor torácica ou desconforto. De acordo com CardiologyChannel.com, esse tipo de dor no peito - conhecida como angina - ocorre porque partes do músculo cardíaco não obtêm sangue rico em oxigênio suficiente. Os sintomas de angina podem piorar durante a atividade moderada ou exercício, pois o coração tem que trabalhar ainda mais para tentar bombear sangue suficiente através da (s) válvula (s) defeituosa (s). De acordo com a MayoClinic. com, aqueles com estenose valvular pulmonar ou regurgitação mitral podem desenvolver um sopro cardíaco - um som de oscilação detectável pelos médicos que ouvem o coração com um estetoscópio. Os murmúrios geralmente são um sinal de fluxo sangüíneo anormal ou turbulento no coração. Segundo a Merck.com, as pessoas com estenose tricúspide podem desenvolver um sopro que é acompanhado por uma sensação de vibração no pescoço - um sintoma causado pela pulsação irregular do sangue na veia jugular. Aqueles com regurgitação tricúspide que também têm pressão alta nas artérias dos pulmões - uma condição chamada hipertensão pulmonar - também podem ter esse sintoma, de acordo com o MedlinePlus.

Aqueles com regurgitação valvar aórtica podem apresentar sintomas de um coração palpitante e pulso rápido, enquanto aqueles com um prolapso da válvula mitral - uma condição crônica na qual a válvula mitral não consegue fechar adequadamente, permitindo que o sangue vaze para trás no átrio esquerdo - pode desenvolver um pulso de corrida ou uma arritmia, ou batimentos cardíacos irregulares.

Inchaço

Indivíduos com problemas nas valvas tricúspide e pulmonar podem desenvolver edema ou inchaço. De acordo com MayoClinic.com, a regurgitação valvar pulmonar pode sobrecarregar o lado direito do coração, fazendo com que ele falhe. Quando isso ocorre, o líquido se acumula no corpo, causando inchaço nas mãos, pés, pernas e abdômen. Pacientes que sofrem de regurgitação tricúspide e hipertensão pulmonar também são propensos a desenvolver inchaço geral do corpo e edema na região abdominal, tornozelos e pés, de acordo com MedlinePlus. Edema também pode estar associado à diminuição da produção de urina.