casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Maca é bom para você?

A maca é um tipo de planta encontrada no Peru e usada como alimento e como remédio tradicional. Tem propriedades que são semelhantes ao ginseng e tem sido apontado como um suplemento benéfico para energia e resistência física, bem como para melhorar a libido. Seu valor potencial, no entanto, se estende além dessas qualidades. Nem todos os efeitos da maca são apoiados por evidências científicas e os potenciais efeitos colaterais associados ao seu uso não foram descartados.

Efeitos Psicológicos e Sexuais

Os efeitos psicológicos e sexuais da planta a tornam potencialmente benéfica. para aqueles que sofrem de ansiedade, depressão ou disfunção sexual. Mulheres na pós-menopausa que consumiram 3,5 gramas de maca por dia durante seis semanas apresentaram sintomas reduzidos de ansiedade e depressão, e apresentaram menores medidas de disfunção sexual, de acordo com um estudo publicado em dezembro de 2008 na Menopausa. influência de hormônios como estrogênio e andrógeno. Um estudo baseado em ratos, publicado em fevereiro de 2006 no "International Journal of Biomedical Science", sugere que esses efeitos poderiam ser aplicados a ambos os sexos, mas isso justifica pesquisas adicionais.

Prevenção da osteoporose na pós-menopausa que a maca tem benefícios no alívio dos sintomas da menopausa e na redução do risco de desenvolver osteoporose na pós-menopausa. Ratos alimentados diariamente com 0,24 grama de extrato de maca por quilograma de peso corporal ao longo de 28 semanas apresentaram maior densidade óssea do que um grupo controle, observa um estudo publicado em abril de 2006 no “Journal of Ethnopharmacology”. Suplementação de maca poderia reduzir o risco de desenvolver osteoporose pós-menopausa. Outros benefícios potenciais

Evidências limitadas indicam outros efeitos físicos positivos da planta. A maca vermelha reduz o tamanho da próstata em ratos normais e suplementados com testosterona, sugerindo seu possível uso no tratamento da próstata aumentada, afirma um estudo publicado em janeiro de 2005 em "Reproductive Biology and Endocrinology". Outros estudos em animais indicaram que a maca pode ser útil na prevenção e controlando diabetes e pressão alta, mas não há evidências suficientes para comprovar isso neste momento.

Possíveis riscos e efeitos colaterais - Um estudo em humanos publicado em "Menopausa" e estudos com ratos publicados em "Biologia Reprodutiva". e endocrinologia ”e o“ Journal of Ethnopharmacology ”não revelaram efeitos colaterais negativos significativos durante a duração dos estudos. A maca tem baixa toxicidade a nível celular e baixa toxicidade oral aguda em animais, tornando-a segura para consumo razoável. Maca, no entanto, não foi suficientemente pesquisada para entender completamente seus efeitos e possíveis conseqüências, especialmente quando tomadas por um longo período.