casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como tratar a disfagia

A disfagia é um distúrbio de deglutição - você pode ter problemas para engolir, ou pode ser muito doloroso de engolir. Em casos extremos, você pode ser completamente incapaz de engolir, tornando difícil consumir calorias suficientes para nutrir seu corpo, e um tubo de alimentação pode precisar ser inserido para fornecer nutrientes essenciais. Mais prevalente em idosos, a disfagia está associada à doença de Parkinson, acidente vascular cerebral, distúrbios do sistema nervoso, paralisia cerebral e câncer de esôfago, cabeça ou pescoço.

Trabalhe com um fonoaudiólogo para identificar onde no processo de deglutição você pode estar tendo problemas. Certos exercícios podem ser realizados para fortalecer os músculos faciais fracos e melhorar a deglutição. Além disso, faça alterações no tamanho e na textura de sua comida, ou mude a postura de sua cabeça ou pescoço ao engolir.

Tenha seu esfíncter esofágico solto com um balão especial inserido em seu esôfago e então inflado. Um médico também pode inserir tubos flexíveis em seu esôfago para esticá-lo - uma técnica chamada dilatação esofágica.

Tome medicações para relaxar os músculos e prevenir espasmos, ou tratar o refluxo ácido, se a sua dificuldade a deglutição está relacionada à DRGE. Seu médico determinará o melhor curso de tratamento com base na causa de sua disfagia.

Tente um remédio herbal ou um tratamento alternativo. A Universidade de Maryland Medical Center sugere 250 mg de alcaçuz, tomados três vezes ao dia para reduzir espasmos e inchaços e para aliviar um trato gastrointestinal inflamado. O olmo escorregadio ou o chá de marshmallow também são bons para proteger tecidos inflamados e ajudar na cura. A acupuntura foi mostrado para fornecer algum alívio da disfagia, especialmente para vítimas de acidente vascular cerebral.

Dica

A disfagia pode ter um impacto sério em sua qualidade de vida. MayoClinic.com recomenda a adesão de um grupo de apoio para lidar com os efeitos das questões de deglutição.

Advertências

Outros fatores de risco para disfagia incluem tabagismo, uso excessivo de álcool, dentes ou próteses em mau estado ou medicamentos.