casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos colaterais da primeira sessão de quimioterapia

A quimioterapia é um poderoso regime de drogas que é usado para matar as células que se replicam rapidamente. O processo de quimioterapia é fisicamente exigente e muitos pacientes notam efeitos colaterais após um único tratamento. Há uma variedade de diferentes drogas usadas para quimioterapia. Dependendo da escolha da medicação quimioterápica, o médico pode ser capaz de prever a probabilidade de o paciente desenvolver efeitos colaterais diferentes.

Tipos

Fadiga, náuseas, vômitos, perda de apetite, diarréia e febre são todos efeitos colaterais comuns que podem ocorrer após a primeira sessão de quimioterapia. Algumas pessoas experimentam esses sintomas imediatamente após a primeira sessão, enquanto outras podem desenvolver alguns ou todos esses efeitos colaterais em poucas horas após a conclusão da primeira sessão de quimioterapia. Outros efeitos colaterais iniciais da quimioterapia incluem feridas na boca, dor e perda de cabelo, mas esses efeitos colaterais geralmente se desenvolvem nas semanas após o início do tratamento.

É difícil determinar o prazo exato para o desenvolvimento do lado efeitos da quimioterapia. O efeito colateral mais conhecido, a perda de cabelo, normalmente não começa até 2 semanas após a primeira sessão de quimioterapia. No entanto, muitas pessoas não saem de sua primeira sessão de quimioterapia sem experimentar náusea profunda e até mesmo vômitos ou diarréia. A fadiga tipicamente se desenvolve logo após o término da primeira sessão de quimioterapia e pode durar um dia ou mais após cada tratamento ou assolar o paciente durante todo o curso do tratamento.

Considerações

Um efeito colateral da quimioterapia que poucas pessoas são capazes de escapar é fadiga. A quimioterapia é tipicamente oferecida como um serviço ambulatorial, e muitas pessoas acreditam erroneamente que, por estarem voltando para casa no mesmo dia, elas não precisam tomar nenhuma consideração especial pela sua saúde. Ter alguma ajuda organizada em casa pode reduzir bastante os níveis de fadiga do paciente de quimioterapia. Alguém para preparar refeições adequadas e ajudar com as tarefas domésticas permitirá que o paciente recupere melhor entre as sessões de quimioterapia.

Concepções errôneas

Muitas vezes as pessoas acreditam que seu cabelo vai cair imediatamente após a primeira sessão de quimioterapia. A perda de cabelo geralmente começa no primeiro mês de tratamento, mas não imediatamente. A perda de cabelo também é gradual. Perder o cabelo pode ser um processo emocional, mas o fato de ocorrer gradualmente, ao longo de um período de semanas, pode permitir que o paciente tenha tempo para entrar em acordo com o processo. Os efeitos colaterais que os pacientes com câncer devem se preparar para o início do processo de tratamento são vários problemas digestivos, incluindo náuseas e perda de apetite e fadiga avassaladora. Preparando-se para estes permite que o paciente mantenha sua força para os rigores do tratamento.

Prevenção /Solução

Enquanto não há maneira de prevenir os efeitos colaterais da quimioterapia, existem maneiras de gerenciá-los. Ao monitorar cuidadosamente como eles se sentem, os pacientes podem trabalhar com seus médicos para desenvolver um plano para controlar a fadiga, náusea e outros problemas digestivos. Após a sessão inicial de quimioterapia, o oncologista pode fornecer medicamentos que diminuam os efeitos de certos efeitos colaterais ou espere até que o paciente desenvolva queixas específicas antes de oferecer o tratamento.

, , ] ]