casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Tosse com congestionamento

Tossir é a forma do corpo de ejetar substâncias nocivas do trato respiratório. Tosse e congestão ocorrem frequentemente em conjunto como sintomas de uma condição comum, como bronquite ou gripe. Embora a tosse e a congestão possam ser temporariamente aliviados com medicamentos de venda livre, os sintomas que duram mais de uma semana devem ser avaliados por um médico.

Causas

Uma variedade de vírus, bactérias e fungos pode causar infecções que provocam tosse e congestão. A gripe e o resfriado comum estão entre os infratores virais mais frequentes, enquanto a bronquite e outras infecções do trato respiratório inferior também podem ser as culpadas. Em alguns casos, alergias e sinusite podem causar drenagem nasal que leva à tosse e congestão. Sintomas A tosse e o congestionamento geralmente são acompanhados por outros sintomas, alguns dos quais podem ajudar a determinar a causa subjacente. A infecção dos seios e do trato respiratório inferior pode resultar em febre e mal-estar geral. Influenza e outros vírus desencadeiam dores no corpo e exaustão, enquanto sintomas como espirros e olhos vermelhos podem apontar para uma causa relacionada à alergia.

Complicações

Não tratada, tosse e congestionamento podem levar a complicações mais sérias. A congestão nasal pode aumentar o risco de infecção sinusal prendendo as bactérias e outros patógenos no muco e permitindo que proliferem. A tosse prolongada pode irritar a garganta e causar dor no tórax e nos pulmões.

De acordo com os Centros de Controle de Doenças, a gripe pode causar desidratação, pneumonia bacteriana e complicações com risco de vida decorrentes de doenças crônicas como asma ou coração. falha. Outras possíveis complicações das condições associadas à tosse e congestão incluem sepse, encefalite e endocardite - uma inflamação do tecido ao redor do coração.

Prevenção /solução

O melhor tratamento para a tosse e congestão nasal é o repouso no leito e aumento da ingestão de água para ajudar a diluir o muco. Medicamentos que contêm descongestionantes como pseudoefedrina podem proporcionar alívio temporário do congestionamento, assim como ervas como pimenta caiena. Medicamentos contendo supressores de tosse e expectorantes podem ajudar a tornar a tosse seca mais produtiva, reduzindo a frequência da tosse. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, o uso de sprays nasais salinas e um umidificador podem ajudar a limpar passagens nasais bloqueadas. Como muitos casos são causados ​​por infecções virais sem cura conhecida, os sintomas podem persistir até que a infecção se esgote.

Advertência

Se você tiver tosse e congestão acompanhada de expectoração com sangue, dor intensa no peito ou febre de mais de 103 ° Fahrenheit, procure atendimento médico imediato. Estes podem ser sinais de uma complicação com risco de vida, como pneumonia ou tuberculose.