casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Diagnóstico da bexiga quebrada

A bexiga é um órgão muscular que armazena a urina. É normalmente protegido contra lesões pelos ossos da pélvis, mas quando está cheio estende-se ao abdome, tornando-se suscetível a lesões. Lesões traumáticas que quebram a pélvis também podem romper a bexiga. Rupturas na bexiga podem levar à perda de urina da bexiga e podem curar sozinhas ou exigir cirurgia.

Sintomas

Quando a bexiga é rompida, MedlinePlus explica, pode causar vários sintomas que podem causar médicos suspeitam de um diagnóstico de uma ruptura da bexiga. Os pacientes podem ter dor abdominal e pélvica grave. Muitas vezes o paciente também terá sangue na urina e a micção será difícil e dolorosa. A desidratação também é possível devido à perda de líquidos. Um tipo de teste que pode ser feito para diagnosticar uma bexiga rompida é uma cistografia retrógrada, de acordo com o Departamento de Radiologia do Estado de Ohio. Com este teste, um cateter é inserido na bexiga e um agente de contraste líquido é injetado na bexiga. Este contraste é visível em um raio-x, e se a bexiga é rompida, o líquido é visto derramando fora do órgão. A tomografia computadorizada também pode ser usada para diagnosticar uma ruptura da bexiga.

Existem dois tipos principais de bexiga rompida, explica a UrologyHealth. Uma ruptura intraperitoneal ocorre tipicamente no topo da bexiga. Esse tipo de lesão geralmente causa a infiltração da urina na cavidade abdominal, que é onde o restante dos órgãos no abdome é mantido. Uma ruptura extraperitoneal, por outro lado, ocorre tipicamente no fundo ou no lado da bexiga. Uma lesão desse tipo tipicamente faz com que a urina vaze para o tecido ao redor da bexiga, mas não para a cavidade abdominal.

O tipo de lesão na bexiga determina como a bexiga quebrada é tratada. Pequenas rupturas extraperitoneais podem ser tratadas colocando-se um grande cateter na bexiga que drenará toda a urina e sangue da bexiga enquanto a ferida cicatriza. Se o buraco na bexiga for grande ou não cicatrizar com este tratamento, é necessária uma cirurgia para reparar o orifício. Rupturas intraperitoneais, por outro lado, requerem reparo cirúrgico. Embora o diagnóstico de uma bexiga rompida possa ser assustador, a maioria dos pacientes recupera a função vesical normal dentro de algumas semanas, explica a UrologyHealth. Antibióticos são frequentemente administrados para prevenir o desenvolvimento de infecções. Em alguns casos, os pacientes podem ter uma bexiga hiperativa por alguns meses, o que é um resultado da inflamação do revestimento da bexiga. Isso pode ser tratado com medicamentos até que a condição seja resolvida.