casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como o sangue retorna ao coração durante o exercício em posição vertical

Em repouso, a pessoa média bombeia cinco litros de sangue do coração a cada minuto. O sistema cardiovascular é uma rede fechada, o que significa que cinco litros de sangue também devem ser devolvidos ao coração a cada minuto para que essa taxa de circulação continue. Durante o exercício, o débito cardíaco pode aumentar em até oito vezes em atletas de resistência de classe mundial. Se o exercício é realizado na posição vertical, retornar o sangue para o coração a este ritmo é um desafio, porque a força da gravidade fornece oposição. O seu sistema cardiovascular circula o sangue para fornecer oxigênio e combustível para os tecidos. e remova o lixo metabólico. Depois de deixar o coração, o sangue flui através do sistema arterial até os capilares, onde ocorre a troca com os tecidos. Os capilares alimentam o sangue desoxigenado no sistema venoso, que tem uma área de seção transversal menor que ajuda a aumentar a velocidade do fluxo. Os vasos sanguíneos do sistema venoso, ou veias, também têm válvulas espaçadas em intervalos curtos que garantem o fluxo sanguíneo somente em uma direção. Estas duas características são importantes porque a pressão sanguínea venosa é baixa e sem elas, o sangue se acumula nas extremidades.

Retorno venoso

Em repouso, os vasos sanguíneos venosos normalmente contêm 65% do volume total de sangue. Válvulas venosas garantem fluxo unidirecional, mas ainda há um desafio de devolver esse sangue ao coração. Isto é difícil porque, ao adotar a locomoção bípede, o movimento correspondente do homem da postura horizontal para a ereta significa que há um considerável gradiente de pressão gravitacional que nossos sistemas circulatórios devem superar. Durante o exercício vertical, quando o fluxo sanguíneo para as extremidades aumenta acentuadamente, isso é ainda mais desafiador. Existem três mecanismos principais que asseguram o retorno venoso adequado durante o exercício vertical. Eles são a venoconstrição, a bomba muscular e a bomba respiratória.

Venoconstrição

A venoconstrição envolve sinais reflexos que fazem com que suas veias se contraiam. Esses sinais são enviados pelo sistema nervoso simpático durante o exercício. Venoconstrição diminui o volume de sangue que o sistema venoso pode conter, o que facilita o retorno venoso.

Bomba Muscular

A bomba muscular ocorre devido à ação mecânica das contrações musculares rítmicas do músculo esquelético durante o exercício. Essas contrações comprimem suas veias e empurram o sangue de volta ao seu coração. Entre as contrações, o sangue drenado de seus capilares reabastece suas veias e é mantido no lugar por suas válvulas até a próxima contração ocorrer. A influência considerável da bomba muscular fornece a justificativa para realizar um resfriamento ativo após o exercício porque parar abruptamente removeria esse mecanismo e arriscaria um considerável pool de sangue. O padrão rítmico da respiração durante o exercício também fornece uma ação de bombeamento dentro do seu sistema de vasculatura. Quando você inala, a pressão dentro de sua cavidade torácica diminui e a pressão dentro de sua região abdominal aumenta. Isso empurra o sangue de volta para o seu coração. Esse mecanismo, chamado de bomba respiratória, tem se mostrado o fator predominante que retorna sangue ao coração durante o exercício na posição ereta.