casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como nosso corpo elimina as toxinas

 Fígado

Como Rnceus.com explica, o fígado tem um papel crítico no processamento de toxinas, incluindo alguns medicamentos (como paracetamol) e álcool. O fígado contém muitas enzimas, que são proteínas especiais que podem permitir que reações químicas ocorram no corpo. Algumas das enzimas do fígado são usadas para o processamento de toxinas. O sangue do corpo flui pelo fígado onde toxinas no sangue podem ser processadas. Algumas das enzimas trabalham para inativar toxinas para evitar que danifiquem o corpo. Enzimas também podem quebrar compostos no sangue ou modificá-los para que eles permaneçam dissolvidos e possam ser excretados, via rins ou outros métodos.

Rins

De acordo com o Departamento de Anetesiologia de Nuffeld (que é associado com o Oxford Medical Center, na Inglaterra), os rins são uma das principais formas em que o corpo é capaz de eliminar toxinas e resíduos do sangue. O rim contém muitas estruturas pequenas chamadas glomérulos, que essencialmente trabalham para filtrar substâncias (como toxinas e resíduos) do sangue, onde elas são concentradas na urina, que é então excretada do corpo através da bexiga e da uretra. Algumas toxinas não são filtradas pelos glomérulos e são ativamente secretadas pelos rins na urina. Independentemente disso, a capacidade dos rins para secretar resíduos e toxinas na urina é uma das principais formas em que as toxinas são eliminadas do corpo.

Suor

Outra maneira em que as toxinas podem ser eliminadas do corpo é através do suor. Algumas toxinas e resíduos no sangue são capazes de se difundir nas glândulas sudoríparas. Como resultado, quando o corpo excreta o suor (para esfriar), algumas toxinas também são excretadas. A transpiração normalmente não é capaz de processar quase tantas toxinas quanto a produção de urina pelos rins, mas fornece um método auxiliar de eliminação de toxinas. , , ] ]