casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Será que uma dieta livre de carboidratos ajuda com refluxo ácido?

Refluxo ácido freqüente, também chamado de DRGE ou doença do refluxo gastroesofágico, é o resultado de uma reserva de ácido do estômago para o esôfago. Além do desconforto e da sensação de queimação que o refluxo ácido provoca, pode levar a sérios problemas de saúde, como uma alteração na estrutura do esôfago ou até mesmo câncer. Manter um peso saudável, comer refeições pequenas e frequentes, não deitar-se depois de uma refeição e restringir a ingestão de carboidratos pode ajudar a prevenir o refluxo ácido. - As dietas de baixo carboidrato e o refluxo ácido Os efeitos de um consumo muito baixo dieta de carboidratos, definida como contendo menos de 20 gramas de carboidratos por dia, foram estudados em adultos obesos diagnosticados com refluxo ácido frequente. Os resultados de pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill, publicados na edição de agosto de 2006 do "Digestive Diseases and Sciences", mostraram que uma dieta com restrição de carboidrato ajudou a reduzir a quantidade de ácido presente no esôfago dos participantes além de melhorar a maior parte da dor e outros sintomas relacionados ao refluxo ácido. A dieta usada neste estudo não era completamente isenta de carboidratos porque incluía 20 gramas de carboidratos de vegetais não essenciais diariamente, mas eliminava grãos, vegetais ricos em amido, frutas e açúcar.

Mecanismo

O mecanismo exato para o A eficácia de dietas de baixo carboidrato ou carb-free no manejo do refluxo ácido ainda não foi determinada. Se você está com sobrepeso ou obesidade, uma dieta baixa em carboidratos pode ajudar a perder peso, o que pode reduzir a pressão sobre o estômago e evitar a ocorrência de refluxo ácido. No entanto, os resultados positivos encontrados no estudo UNC com uma dieta muito baixa em carboidratos apareceu em menos de uma semana, indica que uma dieta restrita em carboidratos pode aliviar o refluxo ácido em mais de uma maneira. Mais estudos ainda são necessários para replicar essas descobertas e entender melhor o mecanismo.

Carboidratos Contando

Se você quiser ver se a ingestão de baixo carboidrato pode ajudá-lo a controlar melhor seus sintomas de refluxo ácido, comece a contar carboidratos. A dieta americana típica é uma dieta rica em carboidratos, contendo pelo menos 200 a 300 gramas de carboidratos por dia. O estudo usou uma dieta de 20 gramas de carboidratos por dia, mas isso foi feito com rigorosa supervisão. Antes de fazer qualquer alteração em sua dieta, converse com seu médico para determinar o equilíbrio ideal de carboidratos para você.

A maioria dos americanos concentra suas refeições e lanches em torno de alimentos ricos em carboidratos que você precisará Restringir ou eliminar da sua dieta para adotar uma dieta baixa em carboidratos ou carb-free e diminuir a gravidade do seu refluxo ácido. Troque os seus cereais matinais, torradas e suco de laranja por ovos, queijo, tomates e cogumelos cozidos em azeite. Sirva uma salada com frango, amêndoas, abacate e molho para o almoço e costeletas de porco com feijão verde e manteiga para o jantar. Lanche em nozes, fatias de salmão defumado, atum enlatado, queijo ou ovos cozidos para manter sua ingestão diária de carboidratos baixa e, possivelmente, se livrar de seu refluxo ácido.