casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Prazo de validade dos relaxantes musculares

Os prestadores de cuidados de saúde muitas vezes prescrevem relaxantes musculares, também conhecidos como relaxantes musculares esqueléticos, para aliviar a rigidez, a dor ou o desconforto causado por um músculo coado, entorse ou lesionado. Se você achar que os relaxantes musculares prescritos em seu armário de remédios tenham passado a data de expiração, considere possíveis mudanças na eficácia e segurança dos medicamentos antes de tomá-los.

Relaxantes Musculares com Preservação Geral

Existem vários genéricos e de marca relaxantes musculares prescritos no mercado. Alguns dos mais comumente prescritos relaxantes para dores musculares esqueléticas são carisoprodol (sob a marca Soma), ciclobenzaprina (Flexeril e Amrix), metaxalona (Skelaxin) e metocarbamol (Robaxin).

Expert Insight -

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) exige que a maioria dos medicamentos prescritos e de venda livre, incluindo os relaxantes musculares, tenham uma data de validade. Esta data é um guia conservador para a vida útil da medicação. De acordo com os pesquisadores do FDA, muitas drogas permanecem quimicamente estáveis ​​e, portanto, mantêm a potência e a segurança totais além das datas de vencimento do fabricante. No programa de expectativa de vida útil (SLEP), a FDA analisou vários lotes de cada um dos 122 medicamentos que haviam sido armazenados em condições ideais em seus contêineres selados e descobriu que 88% estavam estáveis ​​pelo menos um ano após a data de vencimento. Não houve relaxantes musculares entre os medicamentos testados.

De acordo com os Alertas de Saúde Johns Hopkins, os medicamentos que foram armazenados em boas condições devem manter a totalidade ou a maior parte de sua potência por pelo menos um ano ou dois após a data de expiração. Armazenamento adequado e vida útil de prateleira Evite armazenar relaxantes musculares em locais quentes ou úmidos, como o banheiro ou na cozinha perto da pia, fogão ou lava-louças. Ar, umidade, temperaturas extremas e luz podem causar a quebra de medicamentos e perder sua eficácia. Uma gaveta longe da luz é um bom lugar para guardar medicamentos. Certifique-se de que os frascos estejam hermeticamente fechados após o uso para minimizar a exposição ao ar e manter sua receita no recipiente original ou na embalagem em que você o recebeu da farmácia. A maioria das farmácias usa frascos de plástico de cor escura para ajudar a proteger a medicação da luz.

Riscos de tomar medicamentos vencidos

De acordo com Annette Gbemunu, Pharm.D., Eficácia e segurança de medicação são as duas principais preocupações quando se toma medicamentos expirados. No caso dos relaxantes musculares, o manejo ineficaz da dor pode levar a um aumento do sofrimento pessoal, à perda de salários, à perda da escola ou à diminuição da produtividade se você for ao trabalho ou à escola apesar do desconforto. Desintegração ou mudança de cor indicam mudanças na composição das pílulas que podem tornar a medicação insegura.

Custo versus eficácia e segurança O aumento do custo das receitas tem muitos pacientes procurando maneiras de cortar despesas. No caso dos relaxantes musculares, é importante que a medicação seja eficaz para proporcionar alívio ideal da dor. Mesmo que as pílulas pareçam boas, considere comprar uma nova receita. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação sobre o seu relaxante muscular ou qualquer outra receita ou medicação livre, fale com seu farmacêutico.